sexta-feira, abril 15, 2011

Ampliação do aeroporto Afonso Pena não ficará pronta antes da Copa

O governo estadual assumiu nesta quinta-feira (14) que a terceira pista do Aeroporto Internacional de Afonso Pena, localizado em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana, não ficará pronta para a Copa do Mundo de 2014, que será sediada no Brasil. Curitiba é uma das sedes do mundial. A estimativa é de que a obra fique pronta em 2018.

Para receber a Copa do Mundo estão previstas obras de ampliação do pátio do aeroporto, do terminal de cargas, modernização do terminal de passageiros, recapeamento da segunda pista, ampliação do número de vagas no estacionamento para veículos e a construção de mais oito vagas para aeronaves, além da construção da terceira pista. O cronograma da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) prevê a conclusão das obras em julho de 2013.

O secretário para Assuntos da Copa do Mundo no Paraná, Mário Celso Puglielli da Cunha, afirmou ao G1 que o atraso na construção da terceira pista não vai interferir na realização do Mundial em Curitiba. “As reformas estão como o previsto, menos a terceira pista”, declarou o secretário.

O orçamento inicial previsto para investimentos na capital paranaenses, segundo o Mário Celso, é de R$ 73 milhões, mas o secretário acredita que a Infraero deva direcionar recursos próprios para as reformas e ampliações. “O investimento vai estará perto de R$ 90 milhões”, explicou o secretário para assuntos da Copa.

Sobre a instalação do ILS 3 – equipamento que permite decolagens e pousos em más condições climáticas - Mário Celso afirmou que o instrumento estará operando para a Copa das Confederações, em 2013. “Existe uma equipe técnica da Infraero estudando a instalação do equipamento”, complementou o secretário. Segundo ele, Curitiba está na disputa para sediar jogos do evento.

Aeroportos brasileiros e a Copa de 2014

O Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), vinculado à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, afirmou nesta quinta-feira que muito provavelmente não será possível concluir a maioria das obras em expansão de terminais até a Copa de 2014. A afirmação faz parte de um estudo realizado pelo Ipea intitulado ‘Aeroportos no Brasil: investimentos recentes, perspectivas e preocupações’.

“Constata-se uma situação preocupante, uma vez que os prazos estimados pela
Infraero dificilmente serão cumpridos. Dos 13 aeroportos com obras para a Copa de
2014, conclui-se que nove não terão condições de finalizar seus empreendimentos a
tempo de receber o evento. Além disso, o aeroporto de Curitiba só estará apto a tempo
de atender à Copa do Mundo se não houver qualquer atraso no cronograma previsto”, relata parte do estudo.

Segundo o Ipea, para se chegar a esta análise o Instituto considerou as etapas pelas quais as obras de infraestrutura passam no Brasil e o histórico de empreendimentos em aeroportos no país.

Via G1

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul