sábado, março 19, 2011

Obama chega ao Brasil para visita de dois dias

Obama e família desembarcando no Brasil.

Barack Obama, o 44° presidente dos Estados Unidos, é o 10° chefe de Estado americano a visitar o Brasil, segundo dados do Itamaraty. Ele chegou neste sábado em Brasília, onde se reunirá com a presidente Dilma Rousseff, além de ministros e empresários. No dia seguinte, viaja cedo para o Rio de Janeiro e deve ter agenda mais popular em relação ao dia anterior, reunindo interesses culturais e sociais.

Segundo o Itamaraty, o primeiro mandatário americano a visitar o País foi Herbert Hoover, em 1928, no Rio de Janeiro, durante o governo de Washington Luís. A vinda fez parte de uma "visita de boa vizinhança" pela América Latina, que incluiu países como Cuba, El Salvador, Honduras, Chile, Argentina e Uruguai.

Oito anos mais tarde, em 1936, o presidente democrata Franklin Delano Roosevelt fez uma visita a Getúlio Vargas e ao Rio de Janeiro, então capital brasileira. Durante a Segunda Guerra Mundial, ele esteve outras duas vezes em solo brasileiro, mas apenas de "passagem". As cidades foram Natal (RN) e Belém (PA).

Harry Truman realizou o primeiro encontro com um presidente brasileiro no pós-guerra, em 1947, no Rio de Janeiro. Na ocasião, o chefe do Executivo brasileiro era o marechal Eurico Gaspar Dutra.

Em 1960, durante o governo de Juscelino Kubitschek, Dwight Eisenhower foi o primeiro presidente americano a conhecer Brasília e a pisar em São Paulo. Assim como seus antecessores, ele também esteve no Rio de Janeiro. O político foi o último presidente dos Estados Unidos a realizar uma visita oficial antes da ditadura militar (1964-1985).

Em seguida, passaram 18 anos até que um chefe de Estado americano estivesse em terras brasileiras: Jimmy Carter, em 1978, durante o mandato de Ernesto Geisel. Em seu roteiro, estavam as capitais Brasília e Rio de Janeiro.

No final da ditadura, em 1982, no governo de João Figueiredo, o ator e republicano Ronald Reagan esteve em Brasília e São Paulo.

O republicano George Bush (pai) esteve duas vezes no País. A primeira ocorreu em 1990, em Brasília, quando Fernando Collor era presidente. A segunda foi para a Eco 92, que também ficou conhecida como Cúpula da Terra ou Rio 92. Na ocasião, líderes de diversas nações debateram questões relativas ao desenvolvimento sustentável.

O democrata Bill Clinton seguiu o roteiro de Eisenhower e visitou Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo em 1997. A vinda aconteceu durante o governo de Fernando Henrique Cardoso.

As vindas mais recentes de presidentes dos Estados Unidos foram as de George Bush (filho). A primeira, em 2005, em Brasília. A última foi em São Paulo, em 2007. Ambas ocorreram durante o mandato de Luiz Inácio Lula da Silva

Ao longo de mais de 80 anos de visitas de presidentes americanos ao Brasil, o destino preferido foi a ex-capital federal Rio de Janeiro, com sete vindas. Em seguida, aparecem a atual capital, Brasília, com seis chegadas, São Paulo, com quatro, Natal e Belém, com uma cada.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul