domingo, fevereiro 20, 2011

Polícia civil do Paraná tem déficit de aproximadamente 50% do efetivo

Quando você é vítima de algum crime a quem você recorre? A polícia é claro, e quando a polícia não tem efetivo suficiente para trabalhar e os poucos policiais que tem, são praticamente obrigados a ficar cuidado de presos em delegacias em todo o nosso estado, hoje o Paraná tem aproximadamente 18 mil presos em delegacias, de quem é a culpa? O GOVERNO É CULPADO....

Assista abaixo o vídeo informativo e comparativo da atual situação da gloriosa Polícia Civil do Paraná

POLÍCIA CIVIL JÁ!

O Movimento dos Aprovados no concurso da Polícia Civil do Estado do Paraná, consoante a lei complementar 96/2002 (que dispõe acerca dos vencimentos e do efetivo policial civil do Paraná), vem elucidar algumas considerações sobre a atual situação da Segurança Pública do Estado, bem como da corporação citada.
A Polícia Civil, ou comumente dita Judiciária, é uma das entidades constitucionalmente responsáveis pela nossa Segurança Pública. No Brasil, as Policias Civis integram as administrações estaduais.

Somente a Polícia Civil é responsável pela investigação e elucidação dos crimes praticados, assim como a instauração de inquéritos policiais. Além do mais, preside atividades administrativas, como por exemplo, a elaboração de boletins de ocorrência de qualquer natureza, a expedição de cédulas de identidades e de atestados de antecedentes criminais.

Segundo a Secretaria Nacional de Segurança Pública, há 7 anos, a Polícia Civil do Estado do Paraná tinha um efetivo de 6.704 servidores para uma população de 8.413.593, ou seja, apenas 1 policial para cada 1.255 habitantes. Ademais, no ano passado, o Cel. Aramis Linhares Serpa, ex-secretário de Segurança Pública, afirmou que o Estado possui um déficit de 50% nos quadros da Polícia Civil.

O Estado do Paraná, atualmente, conta com quase 11mi/habitantes, 399 Municípios, um PIB de R$168,8bi e um efetivo de apenas 3.462 policiais civis (entre investigadores, escrivães e papiloscopistas). Estes permanecem, em grande parte do estado, exercendo, em desvio de função, os cuidados sobre os presos das carceragens dos distritos policiais, sendo, por isto, impedidos de exercerem sua atividade fim - a investigação dos crimes. A LC96/2002 afirma que, apenas para o cargo de investigador, deveria haver 4395 policiais.

É incontestável que o Estado não acompanhou o crescimento das grandes cidades, aumentando consideravelmente os problemas na área da segurança pública. Segundo o Correio Brasiliense de 24/11/2009, Foz do Iguaçu se encontra entre os dez municípios no país com maior risco de violência que pode levar à morte jovens de 19 a 24 anos de idade. Somente entre os dias 01 e 17 de Janeiro de 2011, 93 pessoas foram assassinadas em Curitiba e na Região Metropolitana (RPCTV).

O último concurso público, destinado inicialmente a preencher 500 vagas na Polícia Civil do Paraná, fora aberto através do edital n.° 01/2009 de 21/12/2009. No dia 20 de outubro de 2010, o então Governador, Sr. Orlando Pessuti, aprovou o protocolo n.° 10.414.864-6, criando mais 653 vagas no certame, ampliando o total de vagas para 1153. Contudo, foram preenchidas até agora apenas 457 vagas. Se todas as vagas fossem devidamente preenchidas, não daria nem 3 policiais por município.

Não obstante, é de conhecimento público que a Escola Superior de Polícia Civil tem capacidade de formar apenas 2 turmas de 280 psroliciais por ano. Com tal morosidade, torna-se impossível a reposição do efetivo ideal, sempre prejudicado pelas baixas anuais em decorrência de aposentadorias, exonerações, etc.

Fora eliminados e desistentes, restam 2.307 candidatos aguardando convocação para as próximas fases. Nosso objetivo é o de solicitar a garantia, ainda em 2011, da expedição do decreto de nomeação dos que aguardam o preenchimento das vagas. PRECISAMOS EFETIVAMENTE DE DATAS CONCRETAS, UM CRONOGRAMA COMPROMETIDO COM A PRÓPRIA POPULAÇÃO, QUE TANTO CARECE DOS SERVIÇOS DE POLÍCIA JUDICIÁRIA.

Com informações de Cinthia Gonçalez

20 comentários:

Brumatinho disse...

Situação complicada da polícia civil do Paraná. Gente disposta a correr o risco de trabalhar com a bandidagem tem e por um salário que não condiz com o perigo que irão correr. O que falta é vontade dos políticos de melhorar a vida da população paranaense. Avante aprovados no concurso da PCPR.

Bruno disse...

ta difícil a situação da nossa polícia hein !!!
se em Curitiba nas delegacias centrais ta ruim, fico imaginando nas regiôes metropolitanas e no interiorzão desse nosso estado , o Paraná não merece isso !!! Bóra contratar essa galera aí urgente !!!

Unknown disse...

PARABENS PELA INCIATIVA ! POR UM PARANA MAIS SEGURO !!! APOIAMOS TODO O MOVIMENTO !!

Alfafoxtrot disse...

É impossível que a situação permaneça desta maneira. Com tamanho desfalque no efetivo, policiais acabam arriscando mais as suas vidas ao trabalharem sozinhos, os crimes ficam sem solução e a população sempre acaba perdendo. Pior de tudo, é que são frequentes nos diários oficiais as portarias nomeando funcionários de prefeituras para atuar como policiais nas delegacias. Triste fato que pode ter tristes consequencias - caso do Dr Zuba, no litoral, assassinado juntamente com um funcionário da prefeitura de Paranaguá ao abordarem suspeitos fortemente armados. E aí, governador, vamos mudar esse quadro ou vai ficar só na promessa? Para saber mais: http://excedentespoliciacivildoparana.blogspot.com

sadad disse...

A policia civil do Paraná clama por efetivo !!

Anônimo disse...

Vergonha!!! essa é a palavra correta. Ao governo fica a dica segurança publica não é só policiais militares nas ruas. Seg. pub. é evitar que ocorrao crime. então evite o crime desmantelando as quadrilhas, grupos organizados ou criminosos "autonomos", como? com a policia investigativa. acabe com o crime pela raiz!

Anônimo disse...

Através dessa informação vê-se que o punjante Estado do Paraná deverá dar prioridade à Segurança Píblica. Os números demonstram a deficiência quanto ao seu efetivo policial (Polícia Civil). Com certeza créio que o novo governo não poderá de forma alguma se furtar de tamanha responsabilidade. O povo paranaense mereçe segurança pública de qualidade.

jorge mattos ( jorjão) disse...

Sou policial civil a 26 anos e instrutor d defesa pessoal da escola superior de policia civil, meu apoio é irrestrito à contratação imediata dos excedentes, a policia esta " vazia", deficiente e esquecida, o numero de policias da ativa é irrisório frente à necessidade de uma segurança pública moderna e presente na sociedade.

Anônimo disse...

O que dizer?
Os números mostrados no texto ilustra parte da situação da polícia civil, pois acreditem, a realidade é ainda pior, principalmente nas cidades do interior, onde a população, infelizmente, começa a se acostumar com o aumento do crime e a impunidade dos que o pratica.
População do Paraná, podemos sim fazer alguma coisa. Vamos enviar e-mails, ligar, gritar, mostrar para a imprensa e para o povo a fragilidade de nossa segurança pública. Todos nós podemos e devemos ajudar de alguma forma.

Deixo aqui meus parabéns para os aprovados no último concurso da policia civil do paraná, que vem demonstrando ser cidadãos com a mentalidade que o funcionalismo público precisa.

Anônimo disse...

Agradeço ao blog por postar a luta dos aprovados no concurso PC/PR.
Tomara que nossos administradores resolvam essa simples matemática logo, afinal: aprovados + trabalho = segurança!!!

caroline disse...

parabens pela iniciativa, estarei repassando para todos que conheço e consequentemente para todo o Brasil.

movimentos dos excedentes PC-PR

Anônimo disse...

MAIS SEGURANÇA O POVO CLAMA POR MAIS SEGURANÇA O PARANÁ ESTÁ UM CAOSSSS!!!!!!!!

Anônimo disse...

Tira de rua, linha de frente. Contratar já essa moçada é a ordem que clama. Que venha sangue novo para somar aos experientes, a "corintiana" está sucateada, mas não morta! Tá cheio de gente com vontade de trabalhar, com talento, com disposição, vamos aproveitar esse pessoal aí, governador!

fernanda da costa disse...

Queremos trabalhar e ajudar na segurança pública. Aguardamos a liberação dos responsáveis com ansiedade.

Mariana Martins Duarte disse...

Complementando o que o colega Bruno disse em linhas anteriores, o interiorzão do PR também está numa situação deplorável e muito convidativa aos criminosos. Um exemplo é minha cidade, Jaguapitã com cerca de 11 mil habitantes conta atualmente com 1 delegado, 1 investigador e 1 escrivão "ad hoc", além disso a cidade é comarca e absorve problemas de outras localidades próximas. Sofremos com roubos, tráfico de drogas e homicídios relacionados principalmente ao tráfico. Estamos abandonados.

Anônimo disse...

POLICIA CIVIL DO PARANÁ = VERGONHA DO PARANÁ

Elizandro disse...

Contratação imediata dos policiais civis aprovados no último Concurso.

Parabéns pela divulgação, a sociedade paranaense deve conhecer e exigir melhorias na Polícia Cívil.

Anônimo disse...

EFETIVO DA POLICIA CIVIL DO PARANÁ É UMA VERGONHA.

NOSSO ESTADO (PR) E CAPITAL CURITIBA ESTÁ VIOLENTA IGUAL AO RIO DE JANEIRO, ISSO TUDO PELA FALTA DE EFETIVO DA POLICIA.

Anônimo disse...

Somos piada em outros Estados, ainda falam que aqui é a melhor policia civil do brasil, imagina as piores, nao devem receber salarios e devem ter 10% do efetivo ... VERGONHOSAAAAA SITUAÇÃO .. falta de querer trabalhar não é, por que aprovados tem mas o Governo nao agiliza .. não tem vontade, é claro, a familia deles esta bem protegida ...

Anônimo disse...

nossa vergonhoso, e sei que tem cidade aqui no Paraná nem sequer tem uma delegacia de policia Civil.
Quando que vão chamar o pessoal que foram aprovados pra trabalhar, o Estado precisa de policial, e os aprovados precisam trabalhar.

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul