terça-feira, dezembro 21, 2010

Fraude e desvio em empresa pública do Paraná antecipam auditoria

http://www.fabiocampana.com.br/2010/12/fraude-e-desvio-em-empresa-publica-do-parana-antecipam-auditoria/

Quando o governador eleito Beto Richa, do PSDB, afirmou que pedirá auditoria nas contas do Estado, não imaginou que o trabalho começaria antes de sua posse, nesta semana.

Pois, pois, dois diretores de empresa pública do governo do Paraná denunciaram ao Ministério Publico e ao Tribunal de Contas, na ultima quinta-feira, uma fraude no SIAF-Sistema de Administração Financeira do Governo do Paraná feita por um funcionário da SEFA-Secretaria de Estado da Fazenda que era o Diretor Financeiro do órgão e que causou um desvio de aproximadamente R$ 500 mil que foram parar na sua sua conta particular.

O funcionário, que já confessou formalmente o crime e entregou seus extratos bancários mostrando que usou o dinheiro para fins particulares, tinha cometido o mesmo crime em 2004, quando foi instado pela própria SEFA a devolver os recursos. Mas foi lotado pela SEFA na empresa estatal em 2005, recebendo senha de acesso ao sistema e voltou ao crime. Ele usava de sua senha de acesso ao sistema SIAF da SEFA e desviava os recursos usando assinaturas falsificadas dos diretores nos boletins de crédito que eram enviados ao Banco do Brasil, que pagava sem conferir a autenticidade das assinaturas.

A pedido dos diretores da empresa o MPE e o TCE investigarm a existência de fraudes em todo o sistema SIAF da SEFA, que podem ter sido cometidos em outras Gerências Financeiras das secretarias de estado e empresas públicas. Os desvios ocorreram entre 2006 e 2010 e todas as contas do órgão foram aprovadas pelo TCE, que não descobriu a fraude através da fiscalização. Agora Beto Richa sabe que um bom caminho é investigar a fragilidade do SIAF-Sistema de Administração Financeira do Governo do Paraná.


Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul