quarta-feira, outubro 27, 2010

Paraná terá BOPE nos moldes do Rio de Janeiro

A Companhia de Choque da Polícia Militar do Paraná vai se transformar em Batalhão de Operações de Policiais e Especiais, mais conhecido como BOPE, a mais temida e famosa força policial do Rio de Janeiro, apresentada nos filmes Tropa de Elite 1 e 2. Hoje pela manhã, o governador Orlando Pessuti assinou o documento faz a alteração e amplia a unidade da PM.

Segundo o secretário de segurança pública do Paraná, coronel Aramis Serpa, o BOPE vai atender todo o estado. "Teremos mais estrutura, mais equipamentos e um maior poder de articulação para seguir para qualquer região do estado em que haja necessidade", informou Serpa.

O Batalhão funcionará nos moldes do BOPE do Rio e terá sede em Curitiba com o dobro de efetivo hoje da Choque. Mas o BOPE do Paraná não seguirá o modelo rígido de treinamento do BOPE carioca e nem terá o famoso "Caveirão", veículo blindado montado sobre a esteira de um ônibus e com capacidade para transportar 15 policiais, totalmente blindado.

Segundo Pessuti, a criação do BOPE e do Grupamento Aéreo é o começo da preparação para a Copa das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo de 2014. "Com a criação do BOPE e do Grupamento Aéreo e do Batalhão de eventos nos próximos dias estaremos ainda mais preparados para grandes eventos que o estado vai receber", disse.

O documento assinado pelo governador hoje também oficializa a criação do Grupamento Aéreo (Graer), que já está atuando e atenderá todo o Estado.

Comentado por Cesar Minotto


O governado em final de mandato "Orlando Pessuti' continua assinando, assinando e assinando autorizações de novos projetos, sabemos que os cofres do Paraná estão comprometidos e ele conmtinua fazendo mídia, o projeto do BOPE paranaense é uma boa opção para segurança pública desde que aja os investimentos necessários e estrutura para a política, fato esse que somente no governo Beto Richa começará a ter....

Um comentário:

Anônimo disse...

nada aver isso ou é treinado e tem o mesmo armamento como o BOPE do rio ou nem leva o nome de BOPE.
So o nome nao vai botar medo em ninguém Existe apenas um BOPe o resto é um xerox em rascunho.

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul