terça-feira, outubro 19, 2010

Mais servidores da Seed são investigados

Veja no infográfico acima como era o esquema de corrupção comandado pelo ex-secretário estadual da Educação Maurício Requião

Auditorias e sindicâncias confirmaram que servidores indicados por Maurício Requião, ex-secretário estadual da Educação, irmão do ex-governador Roberto Requião, foram mentores do esquema de fraudes nas diárias de viagens concedidas pela Superintendência de Desenvolvimento Educacional (Sude), da Secretaria de Estado da Educação (Seed), entre janeiro de 2009 e maio de 2010.

As investigações feitas em paralelo pelo Ministério Público do Paraná (MP), porém, podem trazer novos nomes até o final desse ano, data estimada para término das investigações feitas na Sude, antiga Fundação Educacional do Paraná (Fundepar).

Durante esse período, o desvio alcançou R$ 768,7 mil. Além desse valor, entre 2007 e 2008, 70% das diárias da Sude apresentaram irregularidades, totalizando mais R$ 562 mil.

Sindicância feita pela própria Seed apontou o ex-superintendente da Sude, Luciano Pereira Mewes e a diretora de Administração Escolar (Dae), da Seed, Ana Lucia de Albuquerque Schulhan, ambos exonerados em maio desse ano, como líderes do esquema.

Além deles, servidoras subordinadas aos dois indicados por Maurício também foram apontadas pela sindicância. São elas: Emília de Fátima Larocca, Márcia Luiza Petrechen, Sabrina de Albuquerque Schulhan e Rosemari Maciel Guidette. Todas estão sofrendo processos administrativos por terem ligação com o desvio de verbas naquele período.

De acordo com a promotora do MP Adriana Vanessa Rabelo Câmara, a investigação feita pelo órgão não está focada apenas nos indicados, abrindo, portanto, a possibilidade de mais servidores estarem envolvidos no escândalo.

“Por hora não estão sendo investigadas apenas aquelas pessoas que tinham cargos de comissão, mas o fato como um todo. O que permite, eventualmente, descobrirmos o envolvimento de outras pessoas que fazem carreira na secretaria no desvio”, afirma a promotora.

O resultado das investigações feitas pelo MP ainda depende de vários fatores, tais como o depoimento de mais pessoas, pois até então apenas 12 foram ouvidas, além do confronto de informações, como a utilização das diárias com as férias dos envolvidos.

Segundo a promotora, os envolvidos poderão ser condenados por crimes na área civil e penal. “Na área civil, pela prática de improbidade administrativa, que pode trazer ainda penalidades como exoneração, multa civil, obrigação de reparar o dano causado e suspensão de direitos políticos”, explica.

Já na área penal, os envolvidos responderão por peculato, ou seja, quando um servidor desvia dinheiro público em beneficio de terceiros. “O peculato prevê ainda prisão de 2 a 12 anos, dependendo do caso e do histórico do envolvido”.

Preocupação

De acordo com o secretário especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral do Estado, Antonio Comparsi de Mello, responsável pela auditoria realizada na Sude, o pedido do governador Orlando Pessuti já está apontando situações equivocadas em outras secretarias.

“Na Seab (Secretaria de Estado Agricultura e Abastecimento), por exemplo, verificamos algumas inconsistências, mas que não justificam o uso de diárias irregularmente”, diz.

Segundo ele, nesse caso, verificou-se funcionários utilizando cartões de outros servidores. “Já encaminhamos isso ao secretário”, ressalta. A auditoria ainda será feita nas secretarias do Trabalho, Emprego e Promoção Social (Setp)e de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema).

Fonte: http://www.parana-online.com.br/editoria/cidades/news/484514/?noticia=MAIS+SERVIDORES+DA+SEED+SAO+INVESTIGADOS

2 comentários:

CIENCIA HISTÓRIA ARQUEOLOGIA RELIGIAO disse...

http://textocurto.com/8Wy

acho que de todas as matérias a respeito da sed que ví no seu blog. Gostaria que você participasse da verdade! Sei que a imprensa vive de sensacinalismo! vc sentiu como é duro ser punido por dizer a verdade. seu blog saiu fora do ar durante as eleições. então procure entender este caso em especial e vamos conversar. Veja se a petição de nulidade é justa. pois para quem conhece A PROFESSORA ANA LÚCIA E SEUS 29 ANOS DE VIDA DOADOS AO PARANÁ. NÃO MERCIA TAMANHA ARBITRARIEDADE. NÃO É JUSTO CADEIRA ELÉTRICA SEM DEFESA. E ELA NEM PODE SE DEFENDER DO PESSUTI. NÃO TRAMITOU O PROCESSO COMO MANDA A LEI.
ENFIM LEIA E ESTOU NO SEU TT.
ABRAÇOS!!

CIENCIA HISTÓRIA ARQUEOLOGIA RELIGIAO disse...

OLHO ABERTO, SE EU FOSSE VOCÊ ANTES DE POSTAR UMA NOTA. PRSTARIA ATENÇÃO NO VERDADEIRO DESENROLAR DOS FATOS. HOJE A CASA CIVIL TEM EM MÃOS UMA PETIÇÃO DE NULIDADE. FEITA PELA SENHORA ANA LÚCIA DE ALBUQUERQUE E FILHA. MAURICIO REQUIÃO PODE ATÉ SER O QUE TODO MUNDO MAGINA. AFINL OS IRMÃOS SÃO CONHECIDOS COMO ABUSADORES DA MÍDIA. AGORA É TRISTE VER UMA PESSOA COM 29 ANOS DEDICADOS A EDUCAR QUE SE APOSENTARIA ESTE ANO, SER ENVOLVIDA VERBALMENTE NO CASO. ELA NUNCA FOI ACUSADA DE ROUBO. ELA FOI EXONERADA PELA PALAVRA OMISSÃO. LEMBRANDO QUE O DECRETO É UMA TREMENDA ARBITRARIEDADE. SENDO QUE NÃO TEM NENHUMA PROVA CONTRA A PROFESSORA ANA LÚCIA E SUA FILHA. QUEM SE DCLAROU CULPADA POR SER A RSPONSÁVEL PELA CENTAL DE VIAGENS FOI A ENHORITA LAROCA. QUER O PROCESSO PARA LER?
ADVOGADOS CONSTITUÍDOS PELA SENHORA ANA LÚCIA É; ÁLVARO AUGUSTO CASETARI OAB/PR 29.090 E THIAGO LIMA BREUS OAB/PR 36.742

ESTOU ASSUSTADA COM AS MATÉRIAS ENOTAS LEVÁNAS QUE ESTOU LENDO SOBRE O CASO. OS JORNAIS E JORNALISTAS REPLICAM O QUE ESCUTAM. MAS QTO A VERDADE? AI COMO FUNCIONA QDO O DECRETO ADQUIRI NULIDADE? HOMEM, AGUARDO UMA RSPOSTA! FOSSE SIMPLESMENTE REPLICOU O TEXTO DE OUTRA FONTE? NOSSA ESTOU FICANDO ASUSTADA DA FORMA COMO A IMPRENSA ADORA REPLICAR FUNCONÁRIOS DO GOVERNO REQUÃO. MAS ELA NÃO PERTENCE AO GOVERNO REQIÃO. ELA FOI UMA DAS GANDES DIRETORAS DO COLÉGIO JULIA VANDERLEY, DIRETORA DA ESCOLA INTENACIONAL DE CURITIBA E A MENTORA DE IDÉIAS PARA MELHORAR A QUALIDADE DE ESTUDO DE MUITOS ALUNOS PARANAENSES. ONDE ESTÁ A HISTÓRIA DELA OLHO ABERTO? ELA TINHA 9 DE SEED. ENTROU POR CAPACIDADE NA JESTÃO JAIME LERNER. NEM POR ISTO ELA ADMIRA A GESTÃO LERNER. ELA É UMA PROFESSORA/DIRETORA/E GESTORA DA EDUCAÇÃO. A EVELYSE É POLITICA E POR ESTE MOTIVO FOI PARAR NA SEED.

VOU TIRAR FOTOS DO PROCESSO DE PETIÇÃO DE NLIDADE ENTREGUES NA CASA CIVIL PARA PRECIAÇÃO DO CRIME QUE COMETEU PESSUTI E VOC~E TIRA SUAS CONCLUSÕES. ESTOU EM DEFESA DA SENHORA ANA LÚCIA PORQUE CONHEÇO A HUMILDADE E A PREOCUPAÇÃO DELA COM A EDUCAÇÃO. SABE QUEM VIAJOU PARA ITALIA NO INÍCIO DESTE ANO PARA CURTIR O DIM DIM...DONA LAROCA! A CIDADÃ FOTOFILMADA EM FRENTE AOS CAIXAS. SEM CONTAR COM OUTROS FATOS QUE VC TERÁ ACESO QDO FOR LIBERADA A NLIDADE DO PROCEO E OS ADVOGADOS POSSAM FAZER JUSTIÇA. AGUARDE...
NÃO ESQUEÇA QUE ELA DEVERIA SER AFASTADA E RESPONDER O PROCESSO. E NÃO SEM PROVA ALGUMA E DMAIS ARBITRARIEDADES SER REBAIXADA ATÉ DE COMO PROFESSORA. CAÇANDO INCLUSIVE O DIREITO DELA DE SER PROFESSORA. OU SEJA TIROU OS DOIS PADRÕES COMO PROFESORA E NÃO ENTENDO COMO UMA COISA TEM A VER COMO OUTRA. AFINAL ELA TEM UM CARGO NA SEED E PAGA O QUE NÃO SE PROVOU QUE DEVE COM EXONERAÇÃO DOS DOIS PADRÕES CONQUISTADOS E COM O CARGO DA SEED? ALTAMENTE SURREAL.

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul