quarta-feira, setembro 08, 2010

Quero retomar minha história com a Cantu, afirmou Rossoni

Jornal correio do povo edição 1128, de 08 de setembro de 2010

Em busca do sexto mandato, deputado ressalta ações específicas para beneficiar a microrregião e se diz magoado com algumas lideranças
*Candidato à reeleição, o deputado estadual Valdir Rossoni, presidente do PSDB no Paraná, falou ao Jornal Correio sobre suas principais propostas para a região da Cantuquiriguaçu. Segundo ele, o elenco de melhorias será viabilizado com a vitória do candidato a governador Beto Richa.

AGRICULTURA
Para Rossoni os oito anos de Requião à frente do governo do Estado, marcam o pior período da história agrícola do Paraná. “O agronegócio do Estado recebeu o menor orçamento dos últimos 30 anos, foi apenas 2%, menos da metade do governo Lerner”, disse Rossoni. O deputado cobrou também a extinção de programas importantes como a distribuição de calcário, sementes e compra de equipamentos com subsídio e o PR 12 Meses, que possibilitava a reforma de casas e a construção de poços artesianos. Além das patrulhas mecanizadas. “Vamos aumentar os recursos destinados à agricultura e construir uma agenda de valorização do homem do campo. Um governo não deve ficar apenas na carona dos programas federais, como vem acontecendo”, critica Rossoni.

SAÚDE E EDUCAÇÃO
Em relação ao baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Cantu, Rossoni foi enfático: “a culpa é única e exclusivamente, do atual governo. Por isso, a população tem que atentar para este momento, em que nós vamos escolher o próximo governador. Esta região está abandonada porque este governo é incompetente”. Ele ressaltou que a região Cantu necessita de uma atenção diferenciada por parte do governo do Estado, especialmente na saúde e educação. “Se eu tiver o mando político da região, voltarei a defendê-la em todas as questões que dependam do governo estadual, como saúde, segurança, educação e estradas. Teremos voto direto para chefe do Núcleo, porque nada melhor que os professores para escolher o representante da Educação. O Beto tem grandes projetos que melhoraram muito a saúde dos curitibanos, essencialmente o atendimento especializado que precisa ser regionalizado, e queremos levar isso a todo o Estado”, afirma Rossoni.

INDÚSTRIAS
Para o deputado, o apoio à industrialização e o fomento a geração de empregos serão as principais estratégias do governo Richa. “É preciso investir no setor produtivo e para isso vamos renegociar o pedágio, estender a Ferroeste até Foz/Guaíra/Umuarama e incentivar os investimentos privados no interior.

POLÊMICAS
Rossoni lembrou que apesar dos escândalos envolvendo a Assembleia Legislativa, seu nome saiu incólume. “Não fui atingido porque não devo nada, mesmo sendo segundo secretário da Casa, e portanto da mesa diretora. Mas vamos continuar apurando”, relata.
Sobre a possibilidade de vender a Copel, o deputado disse que hoje se vive um outro momento no Estado. “Não se pode falar em privatização hoje. O que a empresa precisa é de apoio para continuar sendo uma das líderes do setor”.
Na oposição ferrenha ao atual governo, Valdir Rossoni confessou que sofreu algumas decepções na Cantu com lideranças políticas. A mais triste, segundo ele, em relação ao prefeito de Laranjeiras do Sul, Berto Silva. “De minha parte, considero o Berto meu ex-amigo. “Defendi o Berto no passado, mas hoje acho que ele esqueceu seu discurso, seu compromisso de campanha. Não ia ter carro no gabinete, hoje tem. Quem mudou foi ele, não eu”, alfineta.

CONQUISTAS
Para o deputado, seu mandato já trouxe grandes conquistas para a Cantu. “Viabilizamos o asfalto para Porto Barreiro (ligando Laranjeiras), Três Barras do Paraná/Quedas e para Diamante do Sul (até a BR 277, concluído no ano passado, após liberação de mais verbas)”, relembra Rossoni. Finalizando o deputado disse que a Cantu merece uma atenção diferenciado do governo. “Vamos concentrar esforços em todos os setores, para que a Cantuquiriguaçu tenha o mesmo desenvolvimento das outras regiões do Estado”.

Fonte: Jornal correio do povo do Parana edição 1128 de 8 de setembro de 2010

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul