Imagem ilustrativa de macarrão instantaneo (lamen)
Pouco mais de 34% da produção de macarrão instantâneo é consumida durante essas estações do ano. Mesmo considerando a sazonalidade do produto, pode-se observar que a demanda progrediu nos últimos anos, passando de 3% em 2006 e 2007, para 6% em 2008 e 2009. A Apas estima que neste ano o incremento do consumo atinja 10,5% sobre igual período do ano passado.
As vendas totais da categoria saltaram de R$ 759 milhões em 2008 para R$ 822 milhões no ano passado. Ou seja, alta de 8,4%. Os dados são da Nielsen e mostram que, entre todos os produtos alimentícios, os pacotinhos de macarrão instantâneo foram um dos itens que tiveram maior crescimento de vendas em 2009.
O sucesso da categoria é tanto que nos últimos anos a concorrência tem aumentado. Hoje, a Parati e a Panco, que eram da área de biscoitos, também fazem parte do segmento de macarrão instantâneo, um dos mais rentáveis do setor de massas. Apesar de representar apenas 11% do volume de vendas, a categoria responde por 23% do faturamento do setor.
Fontes: DCI e Valor Econômico
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