quarta-feira, julho 21, 2010

Ponta Grossa e Laranjeiras do Sul tiveram os maiores crescimentos de homicídios do Paraná, foi registrado um aumento de 20,4%

O crescimento no número de homicídios não é um problema enfrentado apenas por Curitiba, região metropolitana e litoral do Paraná. Os dados relativos ao pe­­ríodo entre janeiro e junho deste ano mostram que o índice cresceu em 14 das 22 áreas integradas do estado (veja ao lado). A Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) divide o Paraná em 22 re­­giões para contabilizar o número de homicídios. No primeiro semestre deste ano foram registradas 1.795 ocorrências, número 20,4% maior do que o contabilizado no mesmo período do ano passado. A média é de dez pessoas assassinadas por dia no estado.

As áreas de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, e Laranjeiras do Sul, no Centro-Sul do estado, foram as que registraram o maior crescimento. Nessas regiões, a quantidade de homicídios mais do que dobrou quando se compara o primeiro semestre de 2010 ao mesmo período do ano passado. A área de Laranjeiras do Sul engloba dez municípios e teve o maior aumento do estado, de 154%. Foram 28 homicídios no primeiro semestre de 2010, contra 11 no primeiro semestre de 2009. O número já supera o registrado em todo o ano passado, quando foram registrados 20 casos.

Segundo o delegado Hélder Andrade Lauria, da 2.ª Subdivisão Policial de Laranjeiras do Sul, álcool e ciúmes estão por trás das maioria das ocorrências. “Aqui a droga não é tão difundida. Temos muitos municípios pequenos nessa área e boa parte dos crimes acontece por causa de brigas motivadas por relações amorosas ou causadas por pessoas que estão alcoolizadas”, diz.

Já na região de Ponta Grossa, que é composta por 19 cidades, com uma população total de aproximadamente 730 mil pessoas, o crescimento no número de assassinatos foi de 124% nos seis primeiros meses deste ano. Foram 74 mortes em 2010 contra 33 no semestre inicial de 2009. O delegado adjunto João Manoel Garcia Alonso, da 13.ª Subdivisão da Polícia Civil, diz que o tráfico de drogas está ligado à maioria dos casos. “Mais de 80% desses casos estão apurados e geralmente as vítimas são mortas a tiros em razão de algum desentendimento entres os traficantes”, afirma.

Para o sociólogo e professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) Lindomar Bonetti, a violência está ligada ao desenvolvimento econômico e social das cidades. “Essa dinâmica de movimento e desenvolvimento traz algumas consequências ruins, como o crescimento do conflito de interesses e a violência”, analisa. Na análise da socióloga Ana Luisa Sallas, falta controle por parte do Estado. “O narcotráfico está estabelecido e as drogas se difundiram para diversas regiões. É um problema de segurança e saúde pública em que há certo descontrole. Qualquer problema acaba resolvido por meio do crime, da violência”, opina.

Queda

Contra a tendência de aumento de violência, sete áreas do estado registraram um número menor de assassinatos entre janeiro e junho deste ano (veja no infográfico). “Fazemos um mapeamento dos principais problemas, deslocamos um bom efetivo e concentramos os trabalhos na resolução das questões mais complexas”, conta a delegada titular da Subdivisão de Guarapuava, Maritza Haisi. Para o delegado de Jacarezinho, Rogério Antônio Lopes, as conversas com a população fazem a diferença. “Existem células nos bairros que interagem com os órgãos de segurança. Levantamos as informações e montamos operações para inibir os criminosos.”

Via gazeta do povo http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=1027198&tit=Mais-homicidios-em-14-das-22-regioes-do-Parana

Um comentário:

Anônimo disse...

E realmente a violencia está muito na nossa pacata cidade, ate neta roubando avó ja tem, mas será que a neta e totaqlmente culpada, tem até sobrinho do velhinho comprando caminhão novo em outro estado, ser´pa que este dinheiro esta aki em Laranjeiras ou fou pra sc?

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul