domingo, julho 25, 2010

José Serra e Beto Richa visitaram cidades do noroeste do Paraná

Em visita ao Paraná na tarde deste sábado (24), o candidato à Presidência José Serra (PSDB) relevou os resultados das pesquisas de intenção de voto divulgadas nos últimos dias e afirmou que “a campanha de fato vai começar em agosto, quando se iniciam os debates.” Ele concedeu entrevista coletiva em Maringá e Paranavaí.

Questionado sobre os resultados das pesquisas – o levantamento do Instituto Datafolha o aponta um ponto percentual à frente da candidata do PT, Dilma Rousseff, enquanto o Instituto Vox Populi mostra a petista com oito pontos de vantagem –, Serra falou que “pesquisa é uma coisa que fotografa o momento”. Ele relutou em responder outras questões sobre o assunto.

Citando os debates, o tucano voltou a criticar Dilma, dizendo que a petista tem "certa aversão" a esse tipo de encontro. Ele disse, porém, acreditar que a discussão de ideias entre eles irá acontecer.

O tucano falou ainda que não pretende focar a campanha na região Nordeste do país, onde a candidata do PT é mais forte. Serra, que já havia visitado Curitiba e Londrina, prometeu voltar ao estado mais vezes. “Esta é a terceira [visita] de várias. Vou estar sempre aqui no Paraná. É um lugar importante”.

Durante a maior parte das entrevistas, o candidato falou de propostas. Ele deu ênfase à criação do Programa do Ensino Técnico (Protec), um projeto inspirado no Programa Universidade Para Todos (Prouni) que prevê a concessão de bolsas para a capacitação profissional de jovens.

Serra esteve no estado acompanhado do candidato ao governo estadual pelo PSDB, Beto Richa; do candidato a vice-governador Flávio Arns (PSDB); e dos candidatos ao Senado Gustavo Fruet (PSDB) e Ricardo Barros (PP); além de lideranças regionais.

A comitiva, que passou também pelas cidades de Nova Esperança e Alto Paraná, chegou à região Noroeste com duas horas de atraso. Antes de visitar Maringá e região Serra esteve em Colombo, na região metropolitana de Curitiba, fazendo gravações para o horário eleitoral gratuito.

Pesquisas

Pesquisa Datafolha mostra que os candidatos à Presidência da República José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) continuam tecnicamente empatados. O tucano aparece com 37% das intenções de voto, contra 36% de Dilma. Marina Silva (PV) tem 10%. A margem de erro é de dois pontos, para mais ou para menos.

A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 23, com 10.905 eleitores de 379 municípios em todos os Estados, exceto Roraima. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo nº 19.890/2010.

Já pesquisa do instituto Vox Populi, para a TV Bandeirantes e o “site” IG, aponta a candidata petista Dilma Rousseff liderando a disputa presidencial, com a preferência de 41% dos eleitores brasileiros. Em segundo lugar está José Serra (PSDB), com 33% das intenções de votos. Em terceiro, Marina Silva (PV), com 8%. Os outros candidatos juntos somam 1%.

A pesquisa foi realizada com 3.000 eleitores, entre os dias 17 e 20 de julho. A margem de erro máxima é de 1,8 ponto porcentual, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TSE, sob o Protocolo nº 19.920/2010.

Beto Richa critica aliança feita por Osmar Dias e Requião

O candidato do PSDB ao governo do Paraná, Beto Richa, que acompanhou o presidenciável José Serra na visita deste ao estado, criticou a aliança formada entre Osmar Dias (PDT) e Roberto Requião (PMDB), candidato ao governo estadual e ao Senado, respectivamente, na mesma chapa.

“Não fiz uma composição recheada de contradições. Para mim, eleição se ganha e se perde, mas não se pode perder a coerência”, alfinetou, em alusão ao fato de que, nas eleições de 2006, Dias e Requião estavam em lados opostos.

Assim como Serra, Richa se mostrou cauteloso com os resultados das primeiras pesquisas de intenção de voto. “Os eleitores estão começando a despertar a atenção para o processo eleitoral agora. Isso vai se consolidar depois do início do horário eleitoral gratuito em rádio e tevê”.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul