sábado, junho 26, 2010

Rapidinhas da política

Tropa de elite

Atendendo a uma preocupação do Gabinete de Segurança Institucional com a volta do presidente Lula aos palanques eleitorais e ao corpo a corpo da campanha, o grupo de elite da Presidência da República passa a contar com seguranças treinados para utilizar a técnica israelense de defesa, conhecida como Krav Maga. Cinquenta homens da segurança pessoal de Lula já passaram pela primeira fase de treino, em Brasília. Utilizada pela Força de Defesa de Israel e pelo serviço secreto norte-americano para conter ameaças terroristas,

o Krav Maga será usado no Brasil para proteger o presidente do risco causado pelo contato dele com as multidões, que deve se intensificar no segundo semestre com integração do presidente às atividades da campanha da petista Dilma Rousseff. Além do risco iminente em meio a aglomerações, os seguranças tiveram aulas de reação a ataques com armas de fogo, facas e bastões.

Aliás...

Desde o início do primeiro mandato, em 2003, a segurança do presidente reclama da falta de disciplina do chefe para aceitar o rígido esquema de proteção. Por isso o principal enfoque do curso de Krav Maga foi a atuação em ambientes com “forças amigas”, sinônimo para multidão de fãs, que deverão comparecer aos comícios. Na quinta-feira, o presidente quebrou o protocolo durante a visita às áreas devastadas pela enchente em Alagoas e Pernambuco.

Em alta

Alvaro Dias


O senador paranaense já havia sido cotado para ser o vice na chapa de José Serra, mas o nome do tucano ganhou força nos últimos dias para compor a chapa do PSDB à Presidência. Em decorrência da possível escolha de Alvaro, a candidatura do irmão dele, o senador Osmar Dias, ao governo estadual deve naufragar.

Em baixa

Osmar Dias

O senador do PDT conseguiu um feito nos últimos dias. Em uma série de encontros em Brasília, reuniu vários figurões do PMDB, PT e do próprio PDT. Todos interessados em viabilizar um acordo para garantir a candidatura de Osmar ao governo, e, por tabela, um palanque forte para Dilma Rousseff no Paraná. Mas os laços de família parecem pesar mais na definição de Osmar.

Greves esvaziadas

A proximidade das eleições de outubro esvaziou as greves de servidores federais do Executivo. Motivo: pela legislação, o presidente Lula não pode dar aumentos salariais para funcionários públicos nos três meses que antecedem e nos três meses posteriores às eleições. Apenas duas categorias de funcionários públicos estão hoje em greve. São os cerca de 10 mil servidores do Ministério do Trabalho e Emprego e os 500 funcionários do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

Diárias de viagens 1

A assessoria jurídica da Secretaria de Estado da Educação concluiu ontem a sindicância que apura supostas irregularidades na concessão de diárias de viagens. De acordo com a assessoria de imprensa da secretaria, 53 pessoas foram intimadas e ouvidas. O relatório com os resultados da sindicância interna ficará pronto segunda-feira. Ainda não há estimativa de valores que possam ter sidos desviados com o esquema.

Diárias de viagens 2


O Ministério Público Estadual, que também apura a denúncia sobre a suposta fraude, deu mais cinco dias para a Secretaria da Educação prestar informações e entregar documentos. O prazo deve passar a contar a partir de segunda-feira. A denúncia revela que o esquema de fraude usava cartão corporativo de terceiros para o recebimento das diárias de viagens. O pagamento das diárias teria ocorrido mesmo sem o servidor viajar.

Pinga-fogo

“Protocolei minha candidatura à Câmara dos Deputados por causa dos prazos, mas o Senado ainda é uma opção. Depende do cenário da eleição estadual.”

Gustavo Fruet, deputado federal (PSDB-PR), otimista em ainda disputar uma vaga de senador apesar de ter sido preterido pelo partido por causa de alianças.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul