terça-feira, junho 22, 2010

Projeto da Universidade Tecnológica consolida luta de Cezar Silvestri


Estudantes, acadêmicos, professores, empresários, lideranças comunitárias e representantes de entidades de classe de Guarapuava lotaram o auditório do Cedeteg na tarde desta segunda-feira durante a solenidade de entrega do projeto de implantação do Campus Guarapuava da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná). Durante o evento, o reitor da UTFPR, Carlos Eduardo Cantarelli, recebeu das mãos dos membros da comissão formada para elaborar o projeto e do deputado Cezar Silvestri, a proposta oficial de implantação da Universidade Tecnológica em Guarapuava.

“Hoje é um dia especial e de agradecimento. Iniciamos essa luta em agosto do ano passado, uma luta solitária, mas que foi ganhando adesão da sociedade de Guarapuava e das autoridades locais e estaduais. Dificilmente nós conseguiríamos alcançar nossos sonhos sozinhos. Tivemos uma união de forças, de todas as forças em prol de Guarapuava”, destacou o deputado federal Cezar Silvestri, enfatizando empenho da Unicentro, da advogada Gleisi Hoffmann e do Ministro Paulo Bernardo na viabilização do projeto. “A Unicentro é uma das nossas maiores parceiras, pois se prontificou em ceder espaço físico temporariamente para que a Universidade Tecnológica pudesse se instalar e ainda atuou de forma decisiva na elaboração do projeto de implantação do campus. É preciso destacar também o empenho da Gelsi Hoffmann e do ministro Paulo Bernardo que prontamente se dispuseram em nos ajudar. O trabalho deles foi fundamental para que conseguíssemos essa importante conquista”.

Silvestri foi taxativo ao afirmar que a Universidade Tecnológica ajudará a democratizar o ensino público e será mais uma opção de ensino gratuito e de qualidade em Guarapuava. “Temos certeza que, a partir de março do próximo ano, os jovens guarapuavanos e de muitas outras cidades, terão a possibilidade de estudar numa das entidades mais respeitadas do país, no ensino superior e também no ensino tecnológico”, ressaltou, enfatizando o simbolismo da implantação da UTFPR em Guarapuava. “Hoje me considero um homem extremamente feliz, e compartilho essa felicidade com todos e principalmente com os estudantes, por que é somente através da educação que vamos dar igualdade de oportunidade a todos. É através da educação, que o filho do trabalhador terá a mesma oportunidade que o filho do patrão e se o país quiser realmente se desenvolver, crescer e ter justiça social, precisa do apoio de todos. Todos nós temos que fazer da educação uma prioridade absoluta”, concluiu o deputado, que foi aplaudido em pé por todos os presentes na solenidade.

O reitor da UTFPR, Carlos Eduardo Cantarelli informou que o Conselho Universitário deverá avaliar, nos próximos dias, o projeto de implantação do campus. “Nós sempre deixamos claro que a vontade da UTFPR era de se expandir para todo Estado. E agora, com todo o apoio que recebemos de todas as entidades e lideranças políticas, conseguimos as garantiras para fazer com que esse campus tenha condição de funcionar. Tenho certeza que não é só a Universidade Tecnológica que ganha com a implantação desse campus, mas sim, toda a região de Guarapuava e principalmente, todo o Paraná”, destacou Cantarelli.

Já o reitor da Unicentro, Vitor Hugo Zanette, reafirmou a disponibilidade da Universidade em ser parceira da UTFPR. “Sempre pensamos no apoio ao ensino superior em nossa região, com isso mantemos diálogo com todas as instituições de ensino superior. Sabemos que a proposta de cursos da UTFPR não sombreia em nada os cursos da Unicentro, é importante para a região que avancemos sempre na oferta de cursos. A UTFPR tem o apoio incondicional da Unicentro”, finalizou.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul