segunda-feira, maio 31, 2010

Vacinação contra a Gripe A vai até 2 de junho

O Ministério da Saúde ampliou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe H1N1 para crianças de dois a cinco anos de idade e estendeu o prazo para pessoas com idade entre 30 e 39 anos e gestantes tomarem a vacina.

Jovens entre 20 e 29 anos de idade e doentes crônicos que não tomaram a vacina também poderão receber o medicamento até o dia 2 de junho. Depois dos grupos prioritários incluídos na vacinação, as crianças com idade de 2 a 4 anos e 11 meses estão na faixa etária que apresenta maior vulnerabilidade a desenvolver complicações pela gripe A.

Em Laranjeiras do Sul, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) tem superado todas as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde. O percentual de crianças entre 6 meses e 2 anos de idade vacinadas chegou a 96%. A vacinação entre os jovens de 20 a 29 anos de idade atingiu 84%. Já entre as gestantes, foram vacinados 82%.

O número de doentes crônicos com menos de 60 anos imunizados chegou a 150%. Já o percentual de doentes crônicos com mais de 60 anos, atingiu 400%. Entre indígenas e profissionais de saúde, o percentual também ultrapassou os 100%. Ocorre que pessoas que moram em outras cidades tomaram a vacina aqui, por isso, o percentual rompe a barreira dos 100%.

A única meta que ainda não foi atingida pela Semusa é justamente da quinta etapa, que é formada por pessoas entre 30 e 39 anos de idade. Até o fim do prazo original de vacinação, a Semusa havia imunizado 78% do público-alvo – a meta é de 80%.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul