terça-feira, maio 25, 2010

UTFPR: apoio de ministros é decisivo na luta de Cezar Silvestri

Deputado Cezar Silvestri em reunião da UTFPR

O Deputado Cezar Silvestri participa, nesta quarta-feira, às 15h, de uma reunião em Brasília, com o Ministro da Educação, Fernando Haddad, o Ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, e sua esposa Gleisi Hoffmann. O encontro terá como assunto principal a implantação do campus da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) em Guarapuava. A reunião marcada pelo ministro Paulo Bernardo e por Gleisi, é mais uma maneira de sensibilizar o governo federal ao projeto de Guarapuava e pedir, além da aprovação do projeto, a liberação para contratação de professores e servidores que trabalharão no campus de Guarapuava.

Desde que iniciou os trabalhos para a implantação da Universidade Federal, Silvestri já fez uma série de reuniões e contatos políticos para articulação de apoio. A reunião de amanhã resulta de um encontro realizado dia 26 de abril em Curitiba, onde o Deputado Cezar Silvestri, pediu o apoio de Gleisi na tentativa de agilizar o processo de implantação do campus. Na ocasião, Silvestri e Gleisi se reuniram com os reitores da UTFPR para que Gleisi ficasse a par de todo o processo de implantação do campus.

“A Gleisi é esposa do ministro Paulo Bernardo e uma pessoa muito próxima do presidente Lula e do ministro da educação, por isso, temos que somar forças, fazer um trabalho muito grande de articulação para que todos apóiem o projeto da UTFPR”, destacou o parlamentar, logo após a reunião em Curitiba. Silvestri já enfatizava, naquela oportunidade, o comprometimento de Gleisi com a luta de Guarapuava. “Ela se propôs a trabalhar para que seja marcada uma reunião no Ministério da Educação”, lembrou. O compromisso de Gleisi foi cumprido e agora a reunião está marcada.

A expectativa de Silvestri é de que seja possível, já neste encontro, conseguir o apoio do Ministro da Educação e o comprometimento do governo federal de apoiar o projeto de implantação da UTFPR. A reunião será mais um importante passo na luta pela instalação da UTFPR em Guarapuava.

Recursos e articulação

Para seu pleno funcionamento, a Universidade Tecnológica de Guarapuava depende, inicialmente, de R$ 3 milhões de recursos que foram propostos pelo deputado Cezar Silvestri através de emenda ao Orçamento Geral da União. Outro item decisivo é o apoio dos demais parlamentares para que a emenda seja aprovada no Congresso Federal.

É com este objetivo que Cezar Silvestri vem trabalhando entre seus colegas no Congresso, paralelamente às outras iniciativas, que começaram com reuniões em Guarapuava, estendenderam-se à direção da UTFPR em Curitiba e chegaram a Brasília, com visitas do parlamentar guarapuavano a Ministérios e Comissões parlamentares na Câmara dos Deputados. “Já conversei com todos os nossos deputados federais e expus o nosso projeto e consegui o apoio de todos à nossa luta. Sabemos que além de todos os tramites burocráticos é preciso fazer uma grande articulação política, pois isso irá garantir apoio para que o nosso projeto seja aprovado”, enfatizou Silvestri.

Enquanto o deputado trabalha em Brasília para reunir forças políticas, uma comissão foi criada em Guarapuava pra elaborar a proposta de implantação do Campus. A coordenação técnica dos trabalhos ficou com uma equipe de professores da Unicentro, que estão concluindo toda a parte de redação e embasamento técnico e científico do projeto. Após diversos encontros, ficou estabelecido, pelos membros da comissão, - que é formada além da Unicentro, por diversas outras entidades representativas como Fiep, Acig e secretarias municipais - que constará no projeto, sugestão de seis cursos em níveis de bacharelado, tecnológico e técnico. São eles: Engenharia Mecânica e Engenharia Civil (ensino superior - bacharelado); Mecatrônica Industrial e Sistemas para Internet (nível tecnológico); Design de Móveis e Interiores e Agroindústria (nível técnico). As sugestões serão submetidas à avaliação da reitoria da UTFPR para, posteriormente, serem definidos quais são os três cursos que constarão no projeto definitivo da implantação do campus.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul