sexta-feira, maio 21, 2010

Richa discute parceria com religiosos em ações sociais e no combate às drogas



O pré-candidato do PSDB ao Governo do Paraná, Beto Richa, reuniu-se nesta quinta (20) com um grupo de coordenadores de projetos sociais mantidos pela Igreja Católica em Paranaguá, Paranavaí, Nova Aliança e Curitiba. “Viemos apresentar ao Beto iniciativas de grande alcance que mantemos na área social, e que poderiam contar com uma parceria maior e de longo prazo com o Estado, de modo a aumentar as pessoas que podem ser beneficiadas”, disse Ernesto Lauro Klein, da Pastoral Rodoviária, de Paranaguá.

A Pastoral e a Diocese de Paranaguá estão empenhadas em concluir a Casa da Acolhida do Caminhoneiro, obra iniciada pelo falecido padre Adelir de Carli. A construção tem 3.400 metros quadrados, ao lado do pátio de triagem do Porto de Paranaguá, mas não foi concluída. “A idéia da casa é um ponto de apoio. Futuramente vamos atender até 300 pessoas por dia, entre motoristas, com as famílias, e a comunidade, que poderá se alojar, se alimentar, tomar um banho, receber atendimento de saúde, obter apoio psicológico, espiritual e até proporcionar cursos de capacitação para jovens”, afirma Klein.

Outro projeto envolve o tratamento de dependentes químicos, apresentado pelo frei Anderson Lucio Rosa e por Geraldino do Espírito Santo, que dirigem a Associação Casas do Servo Sofredor, no bairro Pinheirinho, em Curitiba, com unidades em Paranavaí e Graciosa e em Nova Aliança, no Noroeste do Paraná. Apenas em Curitiba são atendidas 90 pessoas, homens e mulheres, que além do tratamento recebem apoio e incentivo para se reinserir na sociedade e no mercado de trabalho. “Muitas pessoas perderam também o vínculo familiar, por isso mantemos casas chamadas de segundo passo, para dar apoio após o tratamento. Com apoio do governo do Estado poderíamos aumentar o número de pessoas atendidas”, explicou Geraldino.

Richa lembrou que, em Curitiba, criou a Secretaria Municipal Antidrogas, a primeira do País, e ampliou a abrangência de programas municipais de prevenção e combate ao uso das drogas, em parcerias com empresas e organizações sociais. “Sou a favor das parcerias com boas iniciativas e projetos que funcionam com resultados concretos, que precisam de apoio e valorização”, disse Richa.

Richa também falou da necessidade de projetos para retomar o desenvolvimento de Paranaguá, município em que esteve na terça-feira (18), para participar do 2º Fórum Diocesano Leão XIII. “A cidade precisa ser compensada pelos impactos provocados pelas atividades do porto e também precisa de incentivo para atrair outras empresas e indústrias, para reduzir o grau de dependência do porto.”

Acompanharam a visita o delegado de polícia aposentado Raimundo Nonato Siqueira; a assessora regional de projetos especiais da CNBB, Francisca Rita Meireles; o padre Carlimar Gonçalves de Holanda, da Paróquia São Cristóvão, e o bispo de Paranaguá, Dom João Alves Pinto.

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul