sexta-feira, maio 21, 2010

Com a palavra o senador Osmar Dias: O recado e homenagem de Dhara

Na última segunda-feira recebi da menina Dhara, uma homenagem pela luta no Senado Federal que culminou com a aprovação de um projeto de resolução de minha autoria isentando o Paraná do pagamento de uma multa milionária, tirando o Estado da inadimplência e dando condições de receber empréstimos, porque está agora com a ficha limpa. Dhara estava ali representando todos os paranaenses que foram beneficiados pelo trabalho que fiz em conjunto com a bancada no Congresso e o governo do Paraná. Representava ali também as mais de 3 mil lideranças que estavam presentes naquela grande comemoração.

Na eleição de 2006 recebi uma carta escrita pela pequena Dhara, uma menina de Araucária, na época com oito anos de idade. Na carta, Dhara contava que tinha vários sonhos. Desejava um emprego para o pai, bem estar e segurança para a família e uma boa educação para ela. Após a apuração daquela eleição, decidida por menos de 10 mil votos, Dhara me encaminhou outra carta, desta vez lamentando o resultado do pleito e revelando que chorou.

Após trocarmos algumas cartas recebi uma nova correspondência da Dhara, dizendo que ela continua acompanhando o meu trabalho e que espera que desta vez as nossas propostas sejam reconhecidas e aceitas pela maioria dos paranaenses. Apesar da pouca idade – está agora com 11 anos – Dhara acompanha o noticiário político e o cotidiano com atenção. E o sentimento de Dhara simboliza o de uma grande parcela da população paranaense que clama por mudanças nos rumos do Estado.

Assim como Dahra os moradores dos conglomerados urbanos do Paraná convivem diariamente com a violência ou conhecem alguém que já passou pela triste experiência de um assalto ou um seqüestro relâmpago. Curitiba e o Paraná estão em meio à aterrorizante guerra das drogas, que está acabando com a vida dos nossos jovens, pois falta a eles uma base para torná-los pessoas de bem. Para que eles entendam quais são seus direitos e responsabilidades de cidadão.

Além de contratar mais policiais, o Paraná precisa de um grande projeto de apoio ao jovem baseado na educação integral, em conjunto com ações de formação profissional e apoio ao esporte. Serão medidas visando integrar a família e a escola para afastar nossos filhos da violência. Precisamos gerar oportunidades e criar estruturas de desenvolvimento local para evitar o surgimento de bolsões de pobreza.

A integração dos municípios que fazem divisa com as cidades-pólo é outro tema importante para o desenvolvimento do Paraná. O Estado precisa de regiões metropolitanas de fato para distribuir com igualdade os serviços públicos. Para trazer bons serviços na coleta de lixo, no transporte público e principalmente na saúde. Ao mesmo tempo em que é a reivindicação principal dos cidadãos e compromisso número um de qualquer candidato, o serviço de saúde é o calcanhar-de-aquiles da maioria das administrações públicas.

A integração dos serviços médicos especializados para atender a todos os municípios vizinhos a partir de uma estrutura centralizada, pois municípios menores nem sempre podem arcar com alguns exames e procedimentos caros. Outra ideia é criar uma rede integrada de hospitais universitários no Paraná, por entender que é mais barato investir no HUs do que construir novos hospitais. Com essa rede poderemos somar esforços e dividir competências.

No final da última carta que me enviou Dhara deixou o seguinte recado: “espero que eu possa continuar sendo sua amiga”. De forma muito sutil, Dhara quis dizer que espera que eu continue merecendo a amizade dela. E por causa dessa enorme responsabilidade estou percorrendo o Estado e ouvindo a população. A candidatura não é mais minha ou do meu partido. É de pessoas como a pequena Dhara, que acreditam que podemos fazer a diferença.

Osmar Dias é líder do PDT no Senado Federal

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul