quinta-feira, setembro 12, 2013

Nereu Moura quer revogar a autorização da Usina do Baixo Iguaçu

O Deputado Estadual Nereu Moura, apresentou projeto de lei na Assembléia Legislativa, propondo a revogação da autorização para construção da Usina Hidrelétrica do Baixo Iguaçu, localizada nos Municípios de Capanema e Capitão Leônidas Marques. A decisão do parlamentar peemedebista baseia-se em razão de que a empresa detentora da Concessão para a construção do empreendimento, não está cumprindo com o que determina a Legislação Federal. Especialmente no que tange aos interesses da população que será atingida pelo lago da barragem.
“Desde o início, estamos preocupados com esta situação, a empresa Neoenergia e suas subsidiárias se mostram incapazes para buscar um entendimento com os proprietários rurais”, disse o deputado.
Após várias tentativas de acordo, a concessionária não mostrou alternativa aos produtores, que revoltados invadiram o canteiro de obras. Com isso, houve a paralisação dos trabalhos prejudicando o calendário do projeto. Mesmo assim, nada foi feito para buscar uma solução negociada.
Existe uma grande mobilização em Capanema e capitão Leônidas Marques, especialmente por serem municípios que serão mais atingidos pelo reservatório, em razão de que os preços ofertados para indenizar os proprietários e agricultores estão muito abaixo daquilo que se entende como justo.
“Não é só o preço da terra, existe também o valor sentimental. Famílias que viveram há vários anos, já passam de três gerações no mesmo lugar, e agora estão sendo obrigados a se retirarem em função da construção do empreendimento hidrelétrico”, ressaltou Nereu Moura.
O Deputado espera que o projeto tramite em regime de urgência, e com a proibição da autorização da construção, definitivamente a concessionária da Usina envide esforços para concluir a negociação com os proprietários rurais e, posteriormente, possa dar prosseguimento à construção da represa.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul