Pular para o conteúdo principal

Grupo de estudos em Educação no Campo inicia atividades na UFFS - Campus Laranjeiras do Sul

Acadêmicos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul criaram, em abril de 2013, um grupo de estudos com o objetivo de debater assuntos ligados à Educação no Campo.
O grupo tem a participação de estudantes e professores do curso de Educação no Campo e é coordenado pelos acadêmicos Tiago Prestes, Helida Pereira e Luana Carletto. “A ideia de criar o grupo surgiu com o intuito de conhecermos melhor o que é o curso, sua história, a perspectiva de futuro, entre outras questões”, explica Prestes.
De acordo com Luana, no planejamento dos encontros estão debates de textos pré-selecionados e, eventualmente, presença de um palestrante. “Nos debates, pensamos em trabalhar temas como metodologias de ensino, interdisciplinaridade, práticas e história do MST, relação de comunidade, práticas dentro e fora da escola. Nosso objetivo inicial é fazer uma linha do tempo de toda a história da Educação no Campo, mas sempre vinculando com o que vivemos agora”, ressalta a estudante.
As reuniões do grupo acontecem quinzenalmente, no campus provisório da UFFS (Rua Oscar da Silva Guedes, 01, Vila Alberti), e são abertas a toda a comunidade acadêmica e externa. O próximo encontro está marcado para o dia oito de junho, às 14 horas. O contato com a coordenação do grupo pode ser feito através do e-mail edu.campo2012@gmail.com.
Palestra
No último dia 18, foi realizada a segunda atividade do grupo de estudos, que contou com uma palestra ministrada pelo vice-reitor da UFFS, Antonio Inácio Andrioli. “Minha fala foi, principalmente, no sentido de motivar para que tenhamos cada vez mais pesquisadores nessa área, que para a universidade é fundamental. Fortalecer a educação popular e a educação no campo são duas grandes bandeiras históricas da UFFS”, afirma Andrioli.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.