segunda-feira, setembro 12, 2011

Nova Laranjeiras tem o pior desempenho em redução da pobreza do estado Paraná

Eunice Maria dos Santos, da Pastoral da Criança, atende moradora de Florestópolis: combate aos malefícios da pobreza passou pela informação dada de porta em porta

O novo mapa da prosperidade

Pesquisa do Ipardes aponta promissora redução de domicílios pobres no Paraná. Região Noroeste avança. Mas no Centro-Sul e no Vale do Ribeira municípios ainda patinam nas estatísticas.

Na última década, o Paraná conseguiu reduzir o número de domicílios pobres de 32%, em 2000, para 18%, em 2010 – uma queda de 44% no indicador. Em São Jorge do Patrocínio o índice caiu de 58% para 18%, uma diminuição de 40 pontos porcentuais, colocando o município da Região Noroeste em primeiro lugar no ranking dos que mais diminuíram a pobreza. Os dados mostram também que a insuficiência de renda no estado continua concentrada no Centro-Sul e Vale do Ribeira. O levantamento foi feito pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) e considerou como pobre domicílios com renda per capita de até meio salário mínimo.
Eugenio Bittencout (PT) Prefeito de Nova Laranjeiras, cidade por ele administrada tem o pior índice de desempenho em redução da pobreza

NOVA LARANJEIRAS TEM O MENOR ÍNDICE DE DESEMPENHO NA REDUÇÃO DA POBREZA

O município de Nova Laran­­jeiras, no Centro-Sul, foi o que teve o pior desempenho na redução da pobreza. Em uma década, conseguiu variação de apenas quatro pontos porcentuais, passando de 51% para 47%. Na mesma região está a cidade mais pobre do Paraná Laranjal. Ali, de cada dez pessoas, quase seis são carentes.
No Vale do Ribeira a situação se repete. Cerro Azul, Adri­anópolis e Tunas do Paraná estão entre as dez cidades que menos avançaram na última década e praticamente estagnaram no porcentual de pobreza, com índices acima de 38%. Apesar de os municípios integrarem a região metropolitana de Curitiba (RMC), a distância de mais de 90 quilômetros impede que os moradores sejam beneficiados pelo crescimento econômico da capital.

Bons exemplos

Em São Jorge do Patrocínio, as políticas sociais foram as grandes responsáveis pela redução da pobreza. Há dez anos a cidade tinha o dobro de pobres comparada à média do Paraná. Hoje, o indicador é o mesmo do estado.

Em 2006, um ano após os Centros de Referência de As­­sistência Social (Cras) terem sido criados pelo governo federal, a prefeitura de São Jorge do Patrocínio instalou o equipamento na cidade, atendendo em média 750 famílias por mês. Nesse espaço, os adultos recebem formação para o mercado de trabalho e crianças e idosos desfrutam de um centro de convivência. “Absorvemos de uma maneira positiva as diretrizes do governo federal”, conta Ge­­nivaldo de Campos, responsável pela implantação do Cras.

A proposta deu tão certo que o município decidiu criar uma Secretaria Municipal de As­­sistência Social. A secretária da pasta, Vera Palozi, conta que as 450 famílias que recebem o Bolsa Família participam de cursos realizados em parceria com o Senai e Sebrae, o que incentivou a abertura de pequenos negócios. Há também encaminhamento dos jovens para o mercado de trabalho por meio dos programas Adolescente Aprendiz e Pró-Jovem.

São Tomé, também no Noroeste, reduziu a pobreza em 37 pontos porcentuais, passando de 51% para 14%. A formação para o mercado de trabalho garantiu que mulheres de famílias de baixa renda recebessem formação para trabalhar em indústrias de confecção da região. A secretária municipal de Assistência Social, Rosimeire Pazini, afirma que a cidade de 5,5 mil habitantes tem apenas 121 famílias que ainda precisam do Bolsa Família.

Fonte: Gazeta do Povo do Paraná
http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=1168080&tit=O-novo-mapa-da-prosperidade

7 comentários:

Anônimo disse...

Pois é no entanto a riqueza da familia do prefeito vem crescendo a cada ano... carretona, mercadão, boizinho no pasto, casona no alagado...

Anônimo disse...

quero ver sed a radiona vai noticiar isso, duvido....

Anônimo disse...

a vergonha do governo pt.......

Anônimo disse...

Se for medir o grau de diminuição de pobreza do prefeito e seus cupichas, garanto que ele é o campeão brasileiro nesse indice.

Anônimo disse...

iiissssssssssooooo e a verdadeira vergonha .... essa ate cego encherga .... prefeitinho .... mas td q vem facil vola facil ... a justiça de Deus naum falha ... ele vai ver isso ....

Anônimo disse...

devagarzinho vem aparecendo a realidade da administração do PT nos 7 últimos anos

Anônimo disse...

eta espinheira danada!!!, tudo q pinta d novo pinta no r... do povo

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul