A Polícia Federal, o Ministério Público Federal e a Receita Federal prenderam 18 pessoas na Operação Alquimia deflagrada nesta manhã de quarta-feira (17/8) em 17 estados mais o Distrito Federal. O objetivo é apurar fraudes fiscais de 300 empresas nacionais e estrangeiras, além de falsidade ideológica, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. A PF calculada um rombo de aproximadamente R$ 1 bilhão aos cofres públicos.
Para a ação, foram expedidos 31 mandados de prisão temporária, 129 de busca e apreensão, 63 de condução coercitiva (quando o suspeito presta depoimento e, em seguida, é liberado), 62 de sequestro de bens de pessoas físicas e 195 de sequestro de bens de pessoas jurídicas – incluindo ilhas, já que a maior parte das empresas estrangeiras são nas Ilhas Virgens britânicas.
Os estados onde ocorre a operação são: Minas Gerais, Bahia, Alagoas, Ceará, Espírito Santo, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina e Sergipe. De acordo com a PF, ações apenas de sequestro de bens acontecem também nos estados de Amazonas, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará e Piauí, além do Distrito Federal.
A Justiça Federal também decretou o sequestro de bens, incluindo veículos, embarcações, aeronaves e equipamentos industriais e o bloqueio de recursos financeiros dos suspeitos. Participam da operação cerca de 90 auditores fiscais da Receita Federal e cerca de 500 policiais federais. Os estados em destaque na operação são Bahia, São Paulo e Minas Gerais. Uma coletiva será realizada às 10h30 na sede da PF no estado mineiro. Só na Bahia, são aproximadamente 23 mandados, segundo informações preliminares da PF.
Confira abaixo detalhes das ações nos estados:
Alagoas
Dois mandados de busca e apreensão cumpridos. Nada foi apreendido.
Bahia
16 prisões
32 conduções
Espírito Santo
Um mandado de busca em Cariacica
Dois mandados de busca e apreensão e dois mandados de condução coercitiva cumpridos em Aracruz
Paraná
Dois mandados de busca e apreensão cumpridos, um em Curitiba e outro em Araucária
Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro foram cumpridos três mandados de busca e apreensão. Os mandados foram cumpridos em empresas situadas no bairro da Penha (município do RJ), em Campos Elísios (bairro do 2º distrito do município de Duque de Caxias/RJ) e em Barra do Piraí (município que pertence à circunscrição de Volta Redonda). Só houve apreensão de documentos. Não houve prisão ou condução coercitiva.
Rio Grande do Sul
Um mandado de busca e apreensão cumprido em uma empresa do setor de produtos químicos no Bairro Navegantes, em Porto Alegre
Santa Catarina
Mandados cumpridos em Joinville – apreensão de dois veículos, uma empilhadeira, documentos e dois hds
Mandados cumpridos em Imbituba – documentos, material de informática
Comentários