sexta-feira, abril 15, 2011

Falta médicos em posto de saúde de Matinhos

A unidade de saúde de Balneário Albatroz, em Matinhos, no litoral do Estado, está passando por momentos difíceis. Há cerca de um mês, o posto de saúde deixou de contar com médico, passando a atender somente com enfermeiros e assistentes. Com isso, os moradores do bairro, quando precisam de atendimento médico, precisam se dirigir ao Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, no centro da cidade.

“Tenho hipertensão, mas meu remédio não está mais fazendo efeito e preciso que o médico receite outro. Só que não tenho condições de ficar indo até o centro de Matinhos cada vez que preciso de alguma coisa assim”, conta uma das moradores do balneário, Daniele Pretula. O bairro fica a cerca de sete quilômetros de distância do centro, e, consequentemente, do hospital.

A secretária municipal de Saúde, Renata Cezar do Amaral, admite o problema, mas afirma que a Prefeitura está tomando as devidas providências para que os moradores do Balneário Albatroz não fiquem mais tempo sem atendimento médico. “Estamos encerrando o contrato com a empresa responsável pela contratação desses médicos. Para que os moradores do bairro não fiquem ainda mais tempo sem atendimento, em vez de abrir uma licitação, vamos fazer um Processo Seletivo Simplificado, que é mais rápido”, garante. Ela ainda afirma que até o início de maio a situação deve estar normalizada.

Ainda de acordo com a secretária, somente a empresa responsável pela contratação dos médicos poderia explicar o motivo de o balneário ter passado mais de um mês sem atendimento. Ao ser procurada pela reportagem, a empresa MA Vanzin alegou que o médico que atuava nessa unidade de saúde recebeu uma outra proposta profissional e pediu seu afastamento. “Temos muita dificuldade de contratação de médicos no litoral, ainda mais que o mercado não possui um número suficiente de profissionais especializados para serem médicos da família, como precisamos”, justifica a proprietária da empresa, Adriana Vanzin.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul