sexta-feira, agosto 06, 2010

Beto Richa abre13 pontos de vantagem sobre Osmar Dias

O ex-prefeito de Curitiba Beto Richa (PSDB) lidera a disputa para o governo do Estado com 46% das intenções de votos, conforme pesquisa realizada pelo Ibope e divulgada ontem pela RPC-TV.

O senador Osmar Dias (PDT) está em segundo lugar com 33% das intenções de votos. Foram ouvidos 1.008 eleitores entre a segunda-feira passada, dia 2, até quarta-feira, 4.

A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Isto significa que o candidato tucano pode ter entre 43% e 49% e o candidato pedetista pode alcançar entre 30% e 36% das intenções de votos.

Os candidatos Amadeu Felipe (PCB), Luiz Felipe Bergmann (PSOL) e Paulo Salamuni (PV) não alcançaram 1% dos votos. Avanilson Araújo (PSTU) e Robinson de Paula (PRTB) não foram citados.

Os votos em branco e nulo somam 4%. Os eleitores que não sabem em quem votar ou não responderam são 16%. Os demais candidatos não atingiram 1% das intenções de votos.

Nas primeiras pesquisas de intenções de votos divulgadas desde que a campanha eleitoral começou, em 5 de julho, a vantagem de Beto sobre Osmar era menor. A pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada no dia 23 de julho, mostrava empate técnico entre o tucano, com 43% dos votos, e o pedetista, com 38% dos votos.

A margem de erro era de 35. No dia 25 de julho, foi divulgada pesquisa do Instituto Vox Populi, feita sob encomenda da editora O Estado do Paraná, apontando que Beto estava com 44% das intenções de votos e Osmar obtinha 35%. Uma nova sondagem do Instituto Vox Populi feita para a Band, apresentada no dia 28 mostrou que Beto estava com 42% e Osmar com 37%.

Senado

O Ibope também aferiu a preferência do eleitor para a eleição ao Senado. O ex-governador Roberto Requião (PMDB) aparece com 48% das intenções de votos, seguido por Gleisi Hoffmann (PT) com 32%.

Os dois são os candidatos da coligação formada em torno da candidatura do senador Osmar Dias. O deputado federal Ricardo Barros (PP) tem 15% da preferência do eleitor.

O deputado federal Gustavo Fruet (PSDB) foi apontado como o preferido de 11% dos eleitores consultados pelo Ibope. Barros e Gustavo integram a chapa de Beto Richa.

Entre os demais candidatos, Luiz Piva (PSOL) apareceu com 2% e Rubens Hering (PV) atingiu 1%. Outros não pontuaram. Os votos brancos e nulos para o Senado somam 11%.

Os indefinidos atingem 43%. Para o Senado, o eleitor poderá votar em dois candidatos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo 17416/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 21696/2010.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul