A SITUAÇÃO CATÁSTRÓFICA EM RIO BONITO DO IGUAÇU VISTA DE FORA.
JUIZ FEDERAL EDUARDO FERNANDO APPIO VISITOU, ENTREGOU DONATIVOS, PRESTOU SOLIDARIEDADE E RELATOU SUA PERCEPÇÃO DA REALIDADE
Os habitantes de Rio Bonito do Iguaçu – PR merecem toda a solidariedade e principalmente ajuda para reerguerem suas estruturas físicas e emocionais levadas pelo tornado, fruto da crise climática, e a tragédia não deve ser objeto de show de pirotecnia, todavia divulgar a situação para ampliar ajudas e fazer ecoar, inclusive na COP30, também é parte do projeto de reconstrução.l
Entre tantas ajudas, de incontáveis autoridades, o juiz federal Eduardo Appio, quando ficou sabendo do sinistro, se deslocou de onde estava, com seu veículo lotado de mantimentos, esteve domingo e segunda feira (9 e 10 de novembro), prestando auxílio e solidariedade.
O juiz, assim como tantas outras autoridades, prestou seu apoio, porém, também é importante ressaltar a percepção de quem vem de fora: “É uma situação caótica, os poderes republicanos devem agir em conjunto para reconstruir. Eu presenciei um verdadeiro cenário de guerra, ou pior”.
O juiz ainda ressaltou a importância de pôr em marcha a atuação das forças de segurança nacional, Força Nacional, Exército, etc., para auxiliar. Mesmo não sendo circunstância para crítica, o juiz criticou o forte efetivo de forças de elite da polícia estadual, onde tropas desfilam com armas de grosso calibre, mais intimidando do que ajudando.
Por fim, é importante que usem canais oficiais de doações, inclusive os donativos para as cozinhas solidárias que o MST organiza (chave pix 55.025.405/0001-76 – Associação Marmitas da Terra).
Reportagem Minotto Minotto





Nenhum comentário:
Postar um comentário