terça-feira, setembro 22, 2020

ELEIÇÕES 2020:Rivais nacionais, PT e PSL são aliados em cidades do interior do país


Opositores em plano nacional, o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Social Liberal (PSL) estão do mesmo lado em ao menos seis municípios nas eleições para prefeito em 2020:

Belford Roxo (RJ)
Francisco Morato (SP)
Ilha Solteira (SP)
Palmeira dos Índios (AL)
São Cristóvão (SE)
Trindade (PE)

Os dados constam das atas das convenções dos partidos disponibilizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O número de alianças entre os dois partidos pode ser maior -- não há um balanço nacional a respeito.

A rivalidade entre as legendas começou a partir das eleições presidenciais de 2018, com a eleição do presidente Jair Bolsonaro, então no PSL, o que fez a agremiação passar de nanica à segunda maior bancada da Câmara. Parte do PSL posteriormente rompeu com Bolsonaro, embora a bancada apoie nas votações os projetos do governo federal.

Até as eleições de 2016, a polarização se dava entre PSDB e PT, reflexo da disputa dos partidos nas eleições à Presidência da República, com Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), Lula (2003-2010) e Dilma Rousseff (2011-2016).

A associação de dois rivais não fere normas dos partidos. Em maio, o PT estabeleceu que, em cidades com menos de 20 mil eleitores, o diretório municipal tem autonomia para escolher as coligações das quais participa. De 20 mil a 100 mil eleitores, a decisão precisa passar pelo diretório estadual. Acima de 100 mil eleitores, cabe ao diretório nacional a deliberação.

Já o PSL informa não haver “restrição explícita nem estímulo” a alianças com o PT. “É preferível”, segundo o partido, a aliança com “outras alternativas políticas”. Já o diretório estadual do PSL em São Paulo vetou, em resolução de janeiro de 2020, coligações com PT, PSOL e PCdoB.

Os dois partidos não têm um mapeamento das coligações nas cidades de todo o país.

Dinâmica local

Coordenador do curso de graduação em administração pública da Fundação Getulio Vargas (FGV), Marco Antônio Carvalho Teixeira diz que, no interior do país, as questões locais suplantam as questões nacionais.

"A dinâmica local faz com que se feche os olhos para a dinâmica nacional." Vale mais a proximidade entre os candidatos e as pessoas, diz.

Em relação a eleições anteriores, a polarização do PT passa a ser com o PSL, não mais com o PSDB. "PT e PSDB foram parceiros na redemocratização do Brasil. Com o bolsonarismo, como em Belford Roxo, a questão é inexplicável: só a relação local deve justificar a aliança."

Fonte:https://g1.globo.com/politica/eleicoes/2020/noticia/2020/09/18/eleicoes-2020-rivais-nacionais-pt-e-psl-sao-aliados-em-cidades-do-interior-do-pais.ghtml

Por olho aberto

Laranjeiras do Sul não está contabilizada na reportagem do G1, Laranjeiras é a sétima cidade do Brasil que mantém coligação entre PT e PSL em apoio a majoritária....


ELEIÇÕES 2020:Berto Silva anuncia coligação com o PT na majoritária em Laranjeiras do Sul

https://olhoabertopr.blogspot.com/2020/09/eleicoes-2020berto-silva-anuncia.html


Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul