terça-feira, setembro 22, 2020

34 presos diagnosticados com Covid-19 fogem de cadeia no Paraná, diz Depen



Trinta e quatro presos com diagnóstico positivo para o novo coronavírus fugiram da cadeia de Cambará, no norte do Paraná, na madrugada desta terça-feira (22). De acordo com a coordenação regional do Departamento Penitenciário (Depen), os detentos escaparam por um túnel.

A cadeia enfrenta problemas de superlotação. Antes da fuga, estava com 122 presos em um local com capacidade para 42. Três agentes penitenciários trabalhavam quando os internos conseguiram escapar.

Reginaldo Peixoto, coordenador regional do Depen informou que dois fugitivos já foram recapturados e que o órgão já trabalha para fechar o buraco.

"Realizamos várias transferências, mas por causa da pandemia, esse tipo de movimentação acabou sendo mais morosa", explicou o coordenador regional do Depen.

Coronavírus na cadeia

No dia 16 de setembro, presos e funcionários participaram de uma testagem em massa para a Covid-19.

De acordo com Peixoto, 118 dos 122 presos testaram positivo para a doença, a maioria não apresentou nenhum sintoma. Entre os funcionários, três agentes foram afastados porque foram diagnosticados com Covid-19.

A ação foi realizada depois de 13 detentos contraírem a doença. Após a confirmação, esse grupo foi levado para cumprir o período de isolamento na cadeia de Cornélio Procópio. Após 15 dias, quando todos já estavam curados, voltaram para Cambará.

Conforme a coordenação regional do Depen, os presos que apresentaram algum sintoma tiveram febre, dor no corpo e falta de paladar. Nenhum precisou ser internado e o município tem dado apoio com equipes de saúde.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul