terça-feira, agosto 01, 2017

Temporada de trutas em Palmas começa nesta terça, 1º de agosto

Pesqueiro terá mais de 10 toneladas de trutas para a temporada deste ano
Foto: Ronildo Pimentel
A temporada de pesca de trutas em Palmas começa oficialmente nesta terça-feira (1º de agosto). O período de abate vai até o final de dezembro. Para este ano, de acordo com o criador João de Amadeu Furkin, serão disponibilizadas aproximadamente 10 toneladas do peixe. A produção, além do sistema pesque-pague, é destinada para restaurantes da região.

O pesqueiro de trutas está localizado na região conhecida como Pastamec, distante pouco mais de 30 quilômetros da área urbana de Palmas. O caminho é marcado por belas paisagens de florestas de araucárias e mata nativa, rios de águas cristalinas e animais típicos pecuária local.

O peixe, da espécie arco-íris, é considerado nobre com carne de sabor delicado e necessita de água gelada e corrente para se desenvolver. De acordo com João Furkin, ainda restaram algumas unidades da temporada passada, o que vai elevar a produção final. O movimento no pesqueiro, localizado às margens do rio Chopin que tem as águas correntes e geladas, deve se intensificar nos próximos dias.

O local oferece infraestrutura adequada para passar o dia com amigos e família. As atividades do pesqueiro tiveram início em 1992, com as primeiros ovos importados do Canadá. O material utilizado atualmente vem de um instituto de pesca de Campos do Jordão (SP).

Atrativo

A qualidade das trutas produzidas em Palmas atrai pescadores e turistas de várias regiões do Paraná e de Santa Catarina.

As espécimes tem peso médio de 500 a 600 gramas, em fase adulta. A arco-íris é um peixe da família do salmão, originária do oeste da América do Norte. Foi introduzida no Brasil por volta de 1940, por iniciativa do Ministério da Agricultura para povoar os rios das regiões serranas, pobres em fauna aquática nativa.

A espécie de truta criada em Palmas tem excelentes qualidades nutricionais. Além de se constituir em ótima fonte de proteína de alto valor biológico, vitaminas e sais minerais, possui O 3 (Ômega 3): ácidos graxos responsáveis pela redução dos níveis de colesterol no sangue.

Prefeitura de Palmas (PR) Comunicação Social

Nenhum comentário: