quinta-feira, agosto 10, 2017

O que é o estress? (Coluna semanal da Psicóloga Marian Martins)

O que é o estress?

Atualmente o aumento do stress é evidente, devido ao ritmo de vida que consomem a maioria do tempo das pessoas, principalmente no trabalho, que precisam ser observados e controlados, aparecendo em quatro níveis principais: alerta, resistência, quase-exaustão e exaustão. Eles influenciam na qualidade de vida, pois quanto maior for o nível, maior será a deterioração física e psicológica.

O stress pode ser provocado por sintomas de ansiedade, depressão, devido a mudança brusca no estilo de vida ou à exposição a um determinado ambiente. No primeiro nível, na fase de alerta, se manifesta com dificuldades em dormir muito acentuada devido à adrenalina, grande produtividade e criatividade no trabalho, no entanto corpo tenso, aparecendo taquicardia e mandíbula tensa.

No segundo estágio, na fase de resistência o sono fica normalizado, a libido começa baixar e pouca energia, com ausência total da criatividade. O corpo cansado, mesmo dormindo bem é uma característica predominante. A terceira fase é chamada de quase-exaustão manifestando insônia e ausência total da libido seguida de perda drástica na produtividade no trabalho, não achando mais graça nenhuma em sua vida.

A última fase, manifesta-se afetando totalmente a produtividade do trabalho e desaparecendo total interesse e cansaço.

Quando os sintomas de stress persistem por um determinado período da vida ocorrer sentimentos ligados à ansiedade e depressão. Procurar uma avaliação profissional é fundamental para a retomada da vida saudável.

Marian Martins é psicóloga e se dedica ao desenvolvimento de diversos projetos pessoais. Atua na área da psicologia clínica e perita do Tribunal de Justiça, também escreve para jornais, blogs e revistas.

CRP RS 07|10386 – CRR PR 08 IS|335 Fan Page: https://www.facebook.com/marian.martins3

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul