sexta-feira, agosto 18, 2017

Município deverá implantar o Programa Ecocidadão Paraná

O prefeito Osmário Portela, recebeu nesta semana em Guaraniaçu, a presença do Técnico do Programa Ecocidadão Paraná, Henrique Nadolny Neto. Acompanhado pelo secretário municipal de Agricultura. Leandro Rigo e do vereador “Marquinhos do Bormann”, o prefeito, conheceu os procedimentos para que o Município realize a parceria com os demais órgãos envolvidos.

O programa Ecocidadão Paraná é uma parceria do Provopar Estadual com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e já está presente em 67 municípios. O trabalho dá apoio à organização de associações e cooperativas de catadores de material reciclável.

O Ecocidadão Paraná trabalha para dar destino correto aos resíduos, potencializando o reaproveitamento, reduzindo a quantidade de recicláveis que vão para aterros ou que são lançados em áreas de mananciais, fundos de vale, córregos e rios. Através de um termo de cooperação técnica-financeira, o Provopar e a Sanepar possibilitam que as associações de catadores tenham acesso à capacitação e ao incremento do maquinário. O programa está alinhado à Política Nacional de Resíduos Sólidos.


Segundo Rigo, conforme informações, o programa já foi apresentado anteriormente no Município, porém o mesmo, não teve seguimento. “Estamos conhecendo o Programa e deveremos firmar parceria para melhorar as condições do recolhimento do material hoje disponibilizado pela população”, afirmou o secretário.

Para o prefeito, o programa é interessante e necessário, porém será necessária, a participação assídua da população com campanhas de conscientização e reeducação dos mesmos, que segundo legislação em vigor, são os responsáveis para dar destino ao lixo produzido. “O Município tem absorvido esta obrigação, para que possamos continuar, precisamos dividir esta responsabilidade, da parte do Município, dando destino correto aos materiais coletados e a população, com a separação do lixo produzido em orgânico e reciclável”, disse Osmário, confirmando que está em estudo esta parceria.

Por: Assessoria de Comunicação.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul