terça-feira, agosto 22, 2017

Laranjeiras do Sul:“Novo Mais Educação” assiste mais de 500 alunos no município

Está em pleno andamento em dez estabelecimentos de ensiono da rede municipal de Laranjeiras do Sul as atividades do Programa “Novo Mais Educação”, que faz parte do Plano Nacional de Educação (PNE). São atendidos pelo programa em torno de 500 alunos e adolescentes do Ensino Fundamental. O programa visa ampliar a jornada escolar com a complementação da carga horária, melhorando a qualidade do fluxo escolar e a aprendizagem. As atividades são desenvolvidas com o auxílio de coordenadores, articulares, mediadores de aprendizagem e facilitadores.

Em Laranjeiras do Sul, o programa é coordenado pela secretária de Educação Eliza Regina Gemelli da Silva e conta também com a participação das profissionais de Educação Pierina dos Santos Almeida, Gracieli Schoroeder Castilho e Giani Franco. O “Novo Mais Educação” aumenta o tempo de permanência dos alunos nas escolas. “São alunos que, conforme avaliação dos professores, precisam daquela forcinha para melhorar o processo de aprendizado. Com isso, a carga horária será complementada em 15 horas semanais no turno e contra turno escolar”, afirmou uma das coordenadoras do programa no município, Gracieli Castilho.

“O programa traz uma grande contribuição para a Educação do município no que se refere à questão do desenvolvimento integral dos alunos. As atividades pedagógicas complementadas com atividades lúdicas contribuem para que a escola se torne um espaço mais atrativo, já que eles vão permanecer por muito tempo naquele ambiente. A prefeitura garante o lanche e almoço a esses alunos que participam das oficinas quatro dias por semana”, assegurou Eliza Regina Gemelli da Silva.

Na Escola Raquel de Queiroz, em Passo Liso, o facilitador das oficinas é o acadêmico João Idenio Teixeira. Lá são desenvolvidas as oficinas de artes, música e futsal. “Todas as oficinas são voltadas para matemática e português. Assim a aula se torna interdisciplinar. Na disciplina de artes já foram confeccionados pelos alunos um protótipo de avião de casa, entre trabalhos. Nas aulas de música foram confeccionados Xilofone (instrumento de percussão) feito com material reciclável e um braço robótico com cano de PVC e seringas. Já é possível perceber que os alunos melhoraram o aprendizado e a escrita”, afirma o facilitador.

“Estou aprendendo a fazer desenhos que eu não conseguia”, declara Leticia Paim, aluna da escola Raquel de Queiroz. “Ah! O almoço aqui também é muito gostoso, bem variado, é uma delícia”, conclui.

Já na Escola José Bonifácio, cinco oficinas são desenvolvidas: Português, Matemática, Dança, Futsal e Leitura. “Nós estamos muitos felizes com este programa. Reformas foram feitas na escola para atender as crianças. Os pais também estão muitos felizes com o programa. Eles vêm à escola, participam, observam, trazem sugestões e isso é muito bacana. E o principal, o avanço é claro. As crianças estão melhorando e nós estamos muitos felizes com a administração por ter disponibilizado este programa na escola”, disse a diretora da Escola José Bonifácio da Vila Palmeiras, Clareni Perussulo.

Via Laranjeiras do Sul

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul