segunda-feira, julho 03, 2017

Ibema:Agricultores aprendem manutenção preventiva para tratores agrícolas

Levar informação e novos conhecimentos aos mais diferentes públicos de Ibema é um dos compromissos da gestão do prefeito Adelar Arrosi (PSDB). A finalidade é gradualmente melhorar a qualidade da mão de obra e assim, torná-la mais eficiente e valorizada. “Somente com ensino de qualidade, oportunidades e trabalho vamos construir comunidades regiões e um País melhor”, afirma o gestor público animado com as transformações que ocorrem no município de janeiro para cá. Nesta semana, agricultores participam de treinamento sobre Operação e manutenção preventiva de trator agrícola.

O curso é profissionalizante, teve início nesta segunda 26, segue até sexta 30 de junho e dará direito a certificado aos inscritos. Os conteúdos são repassados por um técnico especializado no assunto destacado pelo Senar, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. Adelar informa que, a título de incentivo, a inscrição é subsidiada aos agricultores que fazem a emissão regular da nota fiscal do produtor. A duração do curso é de 40 horas. As aulas ocorrem na Linha Cristópolis. “Essa é apenas uma de inúmeras oportunidades de aperfeiçoamento que vamos oferecendo aos moradores de Ibema. Tudo para que tenham mais chances de empregabilidade e renda, contribuindo assim para avanços no desenvolvimento econômico local”, conforme Adelar Arrosi.

Conteúdo


As informações em apresentação no curso são as seguintes: normas de segurança na operação de tratores agrícolas, simbologia universal para maquinário agrícola, controle de instrumentos (painel, pedais e outros), ajuste da bitola e alinhamento das rodas, tração dianteira auxiliar, lastreamento, caixa de câmbio, sistema de bloqueio do diferencial, tipos de implementos e suas finalidades, seleção de implementos x potência do motor, seleção de marcha e rotação do motor para trabalho, manutenção em lubrificação, refrigeração e manutenção básica.

Conforme Adelar Arrosi, saber mais sobre o equipamento, suas funções e potencialidades faz enorme diferença no trabalho no campo. É possível extrair mais do trator e dos implementos sem forçá-los e ainda obter mais rendimento e economia. Com o uso correto há outra vantagem determinante, segundo o prefeito de Ibema, o aumento da vida útil do equipamento, trazendo ganhos para a propriedade. Há ainda os conceitos da manutenção preventiva, que evitarão o surgimento de problemas graves e caros de solucionar.


Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul