domingo, julho 16, 2017

Corpo de Bombeiros informa sobre Incêndios Florestais, A solução ainda é prevenir


Florestas em chamas, perigo à vida, danos econômicos. Os incêndios florestais são verdadeiras catástrofes ambientais. De fácil ocorrência, quando a área está muito seca, qualquer lixo jogado pelo homem pode acarretar em um grande desastre. Cigarros, fósforos, lançamentos de foguetes e balões, fogueiras e queimadas inadequadas de detritos também são elementos iniciais para a tragédia.

Como acontecem os incêndios 

Para que haja propagação do fogo, são necessários quatro componentes, o que ficou conhecido como tetraedro do fogo. Um incêndio requer comburente (elemento ativador do fogo, geralmente o próprio oxigênio), combustível (material que queima) e calor. Elementos que justapostos reagem, sustentando o tetraedro do fogo. Para combater os incêndios é necessário remover um dos pilares do tetraedro.

Prevenção

A criação de aceiros (faixa livre de vegetação), a frequente limpeza do mato, o cuidado com produtos inflamáveis, a conscientização populacional, a prática de desrama (retirada de ramos) , o fácil acesso à captação de água e a elaboração de um plano preventivo são medidas essenciais para que a extinção do fogo se torne mais rápida e consequentemente menos catastrófica.

Danos

Enganam-se aqueles que pensam que as consequências causadas pelos incêndios são apenas ambientais. Além da diminuição de biodiversidade, do desequilíbrio ambiental e da erosão do solo, a propagação do fogo ainda gera problemas econômicos e humanos. Danos nas vendas de madeiras, de celulose e essências; a redução da matéria orgânica, que obriga a compra de fertilizantes e a diminuição da resistência das árvores, que faz com que seja necessário adquirir pesticidas são prejuízos financeiros também gerados pelos incêndios florestais. Já o homem, principal causador do fogo, é igualmente a maior vítima, sofrendo perdas, traumatismo e até mesmo desemprego em trabalhos de manejo florestal. Aquele que for pego colaborando com o desenvolvimento de incêndios será punido com três meses a um ano de cadeia, ou com multas de uma a cem vezes um salário mínimo.

Corpo de bombeiros 

A corporação tem um importante papel no combate desses incêndios, apesar do Paraná ser modelo na elaboração de planos pela defesa civil, as atitudes preventivas continuam a ser efetuadas. Bombeiros são constantemente treinados em atividades que simulam incêndios, além de participarem de projetos de conscientização. A cautela e a eficiência são virtudes presentes na corporação, para que o combate seja efetuado da melhor maneira possível. Em casos de incêndios, a dica do Corpo de Bombeiros é não tentar combate-los sozinhos, manter a calma e ligar o quanto antes no 193 para relatar o ocorrido. Muitos desses incêndios podem ser evitados com o cuidado, portanto, a população prudente é a grande parceira da corporação no combate de incêndios florestais.



Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul