quinta-feira, junho 22, 2017

Laranjeiras do Sul:Exames de mamografia voltarão a ser realizados no município

Depois de dois anos tendo que se deslocar a Cascavel para fazer um simples exame de mamografia, mulheres laranjeirenses voltarão a ser atendidas aqui mesmo em Laranjeiras do Sul. O retorno do serviço previsto para até 30 dias foi definido pelo secretário de Saúde Valdemir Scarpari em reunião realizada na 5ª Regional de Saúde. A informação foi confirmada pelo prefeito Berto Silva nesta quarta-feira, 21. Todos os meses, cerca de 100 mulheres são levadas pela Prefeitura a Cascavel para realizar o procedimento.
O exame de mamografia deve ser feito por mulheres acima de 45 anos.As que têm idade inferior a 45 anos, mas que tenham casos de câncer na família, também precisam fazer o exame. “A mamografia é uma medida eficaz e simples que contribui bastante para o diagnóstico precoce”, afirmou o secretário Scarpari.
A DOENÇACâncer de mama é o desenvolvimento anormal das células do seio. Estas células crescem e substituem o tecido saudável. O câncer normalmente começa com um pequeno nódulo que, com o tempo pode crescer e se espalhar para áreas próximas, como os músculos e pele. O tumor pode atingir órgãos vitais como fígado, cérebro, pulmão e espinha. Em média, uma entre oito mulheres desenvolvem câncer de mama.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul