terça-feira, maio 02, 2017

Palmas:Prefeito Kosmos sanciona a lei do Bolsa Atleta.

O prefeito Dr. Kosmos Nicolaou sancionou o projeto que cria o programa Bolsa Atleta de Palmas, no Sudoeste do Paraná. A iniciativa, aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores, permite o ressarcimento de despesas de atletas e técnicos que representam a cidade em competições esportivas em todo o território nacional.

A criação do programa é uma antiga reivindicação dos desportistas de Palmas, que em muitos casos, deixam de participar de competições em outras cidades, estados ou no país, por dificuldade de conseguir recursos. "Nossa cidade é um celeiro de atletas que agora terão um apoio para levar o nome do nosso município em competições pelo estado e país", disse Dr. Kosmos.

Ao sancionar a lei criando o Bolsa Atleta, o prefeito de Palmas foi cumprimentado por atletas de diversas modalidades esportivas. "Tínhamos ciência que esta é uma antiga reivindicação da sociedade palmense, tanto é que a criação deste programa integra o nosso plano de governo e que agora está virando uma realidade. Nada mais justo que a Prefeitura ajudar quem representa nosso município", completou Dr. Kosmos.

Reconhecimento
A atleta Andressa Pontes, campeã brasileira de dupla na categoria sub 15 de Badminton, participou do ato. "Este incentivo será muito importante. Muitos atletas estão desistindo da carreira por que não tem dinheiro para viagens e hospedagens", ressaltou. "A Bolsa Atleta não será só importante para mim, como para todos que desejam se dedicar ao esporte", concluiu.

Em julho, Andressa vai representar o Brasil em uma competição internacional de badminton no Canadá (EUA). Além disto, ela está com uma agenda cheia de competições em nível regional, estadual e nacional até o final do ano.

O corredor Vitor de Oliveira da Silva, um dos melhores da categoria do país, também participou da solenidade. Segundo ele, a ajuda do município será fundamental, uma vez que o esporte de rendimento tem muitos gastos com viagens, alimentação. "O prefeito está de parabéns por esta iniciativa", disse.

Também participaram os atletas do time de Voleibol de Palmas, que disputou recentemente, pela primeira vez, o Campeonato Estadual sub 17. Para receber o benefício previsto na Bolsa Atleta de Palmas, os atletas e técnicos deverão comprovar os gastos através de documentos fiscais em nome da Prefeitura.

Regulamentação
A normativa está prevista na lei 2.241/2014 e decreto 2.816/2012, que regulamenta as despesas de viagens. A professora Elisabete Dias, chefe da Divisão de Esportes, explicou que atual gestão busca atuar sempre com a premissa que o esporte educa e impulsiona a cidadania.

"Este programa tem como critério atender somente atletas de competições amadoras com acompanhamento de profissional responsável habilitado e formado em Educação Fisica (CREF), mediante o agendamento prévio para analise da necessidade", disse Bete. A nova legislação prevê auxilio no pagamento de alimentação em viagem, taxa de arbitragem e inscrições.

Nas votações na Câmara, o projeto de lei do Poder Executivo, recebeu elogios dos vereadores Edson Luiz Kemes (Lagarto), Ezequiel da Silva (Zico do Mercadão), Professor Adilson, Izaias Mikilita, Marquinhos, Paulo Bannake, Fernandinho Guapo, Celia Paim, Nilton Butner (Laco), Ademar Nunes, Luiz Sandeski e Luiz Guesser e do presidente, Rafael Bosco.

Nenhum comentário: