segunda-feira, maio 22, 2017

Laranjeiras do Sul:Semusa alerta para prevenção contra a caxumba

A Secretaria de Saúde de Laranjeiras do Sul (Semusa) orienta a população a tomar os devidos cuidados para a prevenção contra a caxumba. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, o Paraná passa por um surto da doença, que, apesar de não ser grave, pode trazer complicações.
Laranjeiras do Sul já apresentou oito casos neste ano. Diante disso, a orientação é que as pessoas com suspeitas da doença fiquem em casa em repouso, uma vez que o período de transmissão é de cinco dias a duas semanas. Pessoas assintomáticas também podem transmitir a infecção. 

A caxumba é uma doença que passa com facilidade de uma pessoa para a outra por meio da fala, tosse e espirro. Os primeiros sintomas são febre, calafrios, dores de cabeça e musculares, fraqueza e dores ao mastigar ou engolir.

A melhor forma de prevenção da caxumba é por meio da vacinação aos 12 e 15 meses de vida. Crianças e adolescentes até 19 anos devem ter duas doses da vacina, após os 19 anos, está indicada uma dose para adultos até 49 anos, sendo contraindicada para gestantes.

Como tratar?
Não existe tratamento específico, indicando-se apenas repouso, analgesia e observação cuidadosa, quando à possibilidade de aparecimento de complicações. Nos casos que cursam com meningite asséptica, o tratamento também é sintomático. Nas encefalites, tratar o edema cerebral e manter as funções vitais. 

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul