segunda-feira, abril 17, 2017

Vacinação contra a gripe deve imunizar 3,1 milhões de pessoas no Paraná

A campanha nacional de vacinação contra a gripe começa hoje em todo o País. No Brasil, o Ministério da Saúde tem público alvo de mais de 54 milhões de pessoas. No Paraná são 3,1 milhões dentro dos grupos de risco com direito à vacina gratuita. A vacinação vai até 26 de maio.
No dia 13 de maio, um sábado, será feita a mobilização nacional. “A vacina desta campanha é trivalente, com componentes dos vírus H1N1, H3N2 e B”, esclarece Caroline Maria Krebsbach, diretora do Departamento de Epidemiologia. A meta do Ministério é imunizar 90% das pessoas dos grupos de risco.
A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.
 Particular
Laboratórios da rede particular já oferecem a vacina contra a gripe desde o final do mês passado. Só o Frischmann Aisengart já vacinou quase dez mil pessoas desde o dia 30 de março até a quinta passada. O laboratório oferece neste ano 22 mil doses da vacina. A Unimed Laboratório também vacina. em dez dias de campanha, foram cerca de 500 pessoas imunizadas.
A vacina estará disponível para os seguintes grupos
Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos 11 meses e 29 dias)
Gestantes
Puérperas (até 45 dias após o parto)
Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas
População privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional
Trabalhadores da saúde
Povos indígenas
Idosos com 60 anos ou mais
Pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis e outras condições clínicas especiais
Professores das escolas públicas e privadas

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul