quarta-feira, março 22, 2017

Rio Bonito do Iguaçu - Adapar prorroga termo de cooperação para fiscalização pecuária no Município


A supervisora regional da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná), Leunira Viganó Tesser, esteve reunida nesta quarta-feira,22, com o prefeito Ademir Fagundes (Gaúcho) e o secretário municipal de Agricultura e Pecuária, Davi Canossa.

Participou também da reunião, o funcionário público Eleandro Rodrigues Ramos, técnico em agropecuária e cedido pelo município para atender a unidade local de Sanidade Agropecuária.

No encontro, foi tratado sobre a prorrogação do Termo Aditivo de Cooperação entre a Adapar e a prefeitura, no propósito de dar continuidade funcional dos servidores municipais para as atividades administrativas deste órgão estadual que fiscaliza as doenças infectocontagiosas em bovinos, suínos e eqüinos.

Servidores


Além do técnico agropecuário Eleandro Rodrigues Ramos, o município conta com funcionário Ailton Dias de Oliveira, assistente de fiscalização de defesa agropecuária. Este profissional também presta atendimento em auxílio à unidade do município vizinho de Porto Barreiro.

Ações da Adapar


De acordo com a supervisora Leunira Viganó, a Adapar deverá em breve reunir com os criadores de gados, suínos e eqüinos para prestar orientação sobre doenças como Brucelose e Tuberculose – ambas altamente infecciosas e danosas, não somente aos animais, mas também ao seres humanos.

Outra ação do órgão estadual em Rio Bonito é da prevenção da Raiva. Informa a supervisora Leunira – que também é médica veterinária - sobre a alta contaminação de animais através do morcego hematófago, com aumento de casos em vários locais da zona rural do município e que pode acometer os seres humanos.
“O médico das unidades de Chopinzinho e de Pato Branco estão atendendo os casos mais graves e também dando o amparo em Rio Bonito, conforme a demanda”, acrescenta.

Paraná Livre de Febre Aftosa


Leunira Viganó afirma que este ano, o Programa de Erradicação da Febre Aftosa – principal ação da Adapar – poderá ter uma pausa, caso o Ministério da Agricultura e a própria Secretaria de Estado da Agricultura, após fiscalização, considerarem que o Paraná é área livre da doença.

“São programas que estamos dando continuidade no município, com auxílio destes funcionários cedidos e viemos aqui justamente prestar nosso apoio a nova administração e suas ações na pecuária local”, afirmou a supervisora regional ao prefeito Ademir Fagundes.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul