domingo, janeiro 15, 2017

Rádios AM e FM devem ser substituídas em breve pelo sinal digital

Parte das lembranças afetivas de muita gente, salvação para quem está no trânsito parado sem nada para fazer. A rádio FM, xodó de muitos, está com os dias contados. E já começou a desaparecer.

A Noruega vai ser o primeiro país de todo o mundo a abandonar as transmissões de rádio FM e se tornar totalmente digital. Aprovado em 2011, o projeto foi polêmico em seu nascimento e por isso demorou a ser concluído.

O projeto trazia exigências como a equivalência de cobertura da emissora pública no formato digital e a ampliação das redes comerciais. Caso alguma dessas e das outras não sejam cumpridas, o desligamento pode ser adiado para 2019.

Apesar de já estar em curso, o projeto não teve apoio popular. A Associação de Rádios Locais fez duras críticas à medida, afirmando que a mesma beneficiará apenas as rádios existente.

O governo argumenta que o projeto é uma maneira de reduzir gastos. Segundo as autoridades norueguesas, manter a rede FM tem um alto custo, principalmente de manutenção. A estimativa é de uma economia de até US$ 200 milhões para cada emissora.

TV Cultura/ Yahoo Notícias

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul