quarta-feira, janeiro 11, 2017

Mortalidade de dourados nos Lagos do Iguaçu tem causas naturais, diz chefe do IAP

A mortalidade de dourados nos Lagos do Iguaçu está chamando atenção de pescadores, veranistas e comunidade ribeirinha. Pescadores e frequentadores dos lagos têm enviado fotos de peixes mortos denunciando a mortalidade à imprensa e autoridades. 


A situação foi levada ao conhecimento do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), escritório regional de Pato Branco, que também já tinha sido informado. Acompanhada pelo chefe do IAP.


O IAP já investigou e descobriu o mistério da morte dos dourados, uma espécie exótica que foi implantada por pescadores no lago há dez anos e se proliferou. 

Poluição está descartada

Segundo Valmir Tasca, um fungo está atacando a espécie e não há problema com questões de poluição ambiental, que era o maior receio da população.


 "Nossos biólogos e especialistas já identificaram a causa: trata-se de um fungo que ataca o dourado e destrói as guelras do peixe, matando-o em poucos dias", informou. 

O peixe pega o fungo quando sai do lago para os afluentes, que têm água mais fria. 

Quando retorna para a água quente do lago, desenvolve a doença. A notícia de que a morte dos peixes tem causas naturais tranquiliza a população, porque já circulavam muitos boatos sobre possíveis causas até de envenenamento da água. 

O secretário Luis Ilkiu, disse que a informação tranquiliza todos. "À medida que as águas dos afluentes vão se aquecendo com o aumento da temperatura do verão, o problema da mortalidade também deverá diminuir", completou o secretário.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul