sexta-feira, dezembro 09, 2016

Parabéns Guarapuava pelos 197 Anos

Guarapuava  é um município brasileiro do estado do Paraná, do qual é o segundo em extensão e o nono mais populoso, com 179 256 habitantes, segundo estimativas do IBGE de 2016. Considerado um polo regional de desenvolvimento com forte influência sobre os municípios vizinhos, faz parte também de um entroncamento rodoferroviário de importância nacional denominado corredor do Mercosul, entre os municípios de Foz do Iguaçu e Curitiba.

Sua localização no alto do Terceiro Planalto Paranaense faz de Guarapuava uma dos municípios mais frios do estado, com ocasionais registros de neve. O bioma predominante é a floresta subtropical, com vastas áreas de mata de araucárias. É ainda o maior produtor brasileiro de cevada e possui uma das maiores fábrica de malte do mundo, responsável por vinte por cento da produção nacional
História e Turismo
Com 200 anos de história, Guarapuava é um lugar perfeito para aprender muito da história do nosso país e desfrutar das belezas naturais que a cidade oferece.

A cidade conta com belíssimos parques, praças, casarões antigos, igrejas e capelas, além de um museu, que registra a colonização da região e do estado.

Em uma área de preservação, localizada a 46 quilômetros da cidade, está o Parque Municipal São Francisco da Esperança, com uma das maiores saltos do Brasil. Os 196 metros de queda d’água livre se encontram no centro de um belíssimo cânion, coberto de vegetação, e frondosos pinheiros araucária.

Estrutura

Com uma população de mais de 172 mil habitantes, Guarapuava dispõe de elementos estruturais para o desenvolvimento de novos empreendimentos na cidade, bem como a realização de eventos de negócios, congressos, seminários, encontros técnicos e exposições nacionais e internacionais. Além de espaços para a realização de eventos empresariais, a cidade dispõe de um belíssimo ginásio poliesportivo e uma grande praça para eventos religiosos. A cidade conta com uma estruturada rede hotéis e dispõe ao visitante todo o conforto e facilidade de acesso.

Tudo isso faz de Guarapuava um excelente lugar para se investir, trabalhar e viver.

Localização

Guarapuava está localizada na região sul do Brasil, centro-sul do estado do Paraná, terceiro planalto, chamado Planalto de Guarapuava.

Coordenadas Geográficas

Latitude Sul: 25º 23′ 26”.
Longitude Oriental: 51º 27′ 15” Oeste – W. Greenwich.

Clima

Moderado, subtropical, úmido. Invernos com geadas e até neves. A temperatura média anual é de 16,8ºC. A média máxima é 36ºC e a mínima, 6,8ºC.

Geologia

Formação botucatu, formada por arenitos, aflora em uma estreita faixa na Serra da Esperança e a Formação Serra Geral a qual é a mais representativa, sendo constituída de rochas vulcâncias, principalmente basalto e riodacitos.

População (dados oficiais IGBE 2010)
População: 167.328 habitantes.
Urbana: 152.993 habitantes.
Rural: 14.335 habitantes.
Homens: 81.797
Mulheres: 85.531

Limites

Norte: Campina do Simão e Turvo.
Sul: Pinhão
Leste: Prudentópolis e Inácio Martins.
Oeste: Candói, Cantagalo e Goioxim.

Hidrografia
Os principais rios são: Jordão, Pinhão, Coutinho, Campo Real, das Mortes, Piquiri e São João.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul