sábado, dezembro 10, 2016

DENGUE - Primeiros mosquitos estéreis devem ser soltos em Paranaguá ainda neste ano


Os primeiros mosquitos estéreis desenvolvidos em um programa inédito pela empresa Forrest Innovations com o apoio governamental do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) devem ser soltos ainda neste ano em Paranaguá, uma das regiões mais afetadas pelas doenças causadas pelo Aedes aegypti. A intenção é que já no verão a incidência de doenças transmitidas pelo mosquito, como a dengue, a zika e a chikungunya, já diminua.

O Tecpar é o responsável pelo suporte tecnológico e logístico ao projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), que consiste no Controle Natural de Vetores (CNV), baseado na criação de machos estéreis que serão soltos na natureza.

Os mosquitos estéreis competirão na natureza com os mosquitos selvagens, o que acarreta na consequente redução da proliferação do mosquito, inclusive das fêmeas, que são as transmissoras das doenças. Com o projeto, a tendência é que haja a queda da incidência do mosquito em até 90%.

No início do projeto é feita a coleta de ovos do mosquito. Depois, os ovos eclodem produzindo o mosquito que é levado para o laboratório, onde recebe uma alimentação com produtos que garantem 100% da sua esterilidade. Estéreis, os mosquitos são soltos em um voo rasante em um avião que vem dos EUA somente para o projeto-piloto.

Em Paranaguá, o laboratório está instalado no Aeroparque. Para efetuar a liberação dos mosquitos, aguarda-se a competente emissão da licença ambiental pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). O projeto deve ser ainda estendido a Maringá e outros municípios que sofram com a incidência das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul