quarta-feira, novembro 30, 2016

Privatização da PR-280 - Empresários querem adiamento de audiências de privatização


A Associação Empresarial de Pato Branco reuniu empresários e lideranças da região Sudoeste para debater o processo de privatização da PR 280. A intenção é adiar as audiências para o ano que vem.

O problema é que as regras da privatização ainda não estão muito claras para a sociedade. O encontro promovido pela associação empresarial de Pato Branco debateu o projeto. O diretor regional do DER, Marcos Talamini afirmou que o Estado quer ouvir a comunidade regional para saber qual o posicionamento do Sudoeste.

Durante a reunião alguns empresários locais apresentaram uma sugestão que pode mudar os rumos do processo. A criação de uma cooperativa que buscaria o aporte de capital de empresários da região para concorrer no processo de privatização.

A ideia foi bem aceita pelos presentes e na visão de Daniel Cattani, vice presidente da Associação Empresarial poder ser uma boa alternativa. Seriam necessários captar inicialmente R$ 73 milhões para deflagrar o processo e habilitar um grupo para participar.

Agora será solicitado um parecer jurídico sobre a possibilidade de se formar uma cooperativa para participar. Um grupo forte de empresários locais estaria liderando o processo, segundo o radialista José Aldir Vendrúsculo que apresentou a proposta no encontro em nome do grupo empresarial: "Se for possível esta seria uma alternativa para no mínimo melhorar as condições através da concorrência", afirmou.

O presidente da Associação Empresarial disse que a região não ficará alheia ao processo de privatização e vai participar ativamente de todos os passos, inclusive irá sugerir o adiamento das audiências públicas para o ano que vem, possibilitando um estudo maior do projeto, que ainda não está claro para a região.

O caminhoneiro André Gustavo Prigoli, disse que utiliza a rodovia quatro vezes por semana transportando cargas de cereais: "Se a gente não cuidar o preço do pedágio vai inviabilizar o trabalho de muitos setores, a gente não pode concordar com um pedágio caro de jeito nenhum", desabafou o caminhoneiro.

As audiências estão previstas para o dia sete de dezembro em Pato Branco e dia oito em Francisco Beltrão.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul