quarta-feira, outubro 19, 2016

Inep afirma que vai tomar as medidas necessárias para que Enem seja realizado no PR


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai ser realizado no Paraná mesmo com mais de 280 colégios ocupados por estudantes. Em nota, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep, vinculado ao Ministério da Educação, e que é responsável pela realização da prova, afirma que o exame será mantido nos dias 5 e 6 de novembro.

Caso alguma escola onde será aplicado o teste esteja ocupada nos dias de provas, o Inep destaca que tomará as medidas necessárias para garantir que nenhum inscrito no Enem seja prejudicado. A informação de que a prova não seria realizada no Paraná por conta das ocupações foi divulgada pelo chefe da casa civil Valdir Rossoni, nas redes sociais. A publicação já foi retirada da página.

A Secretaria de Educação se posicionou em nota, dizendo que recebeu o alerta dos técnicos do Inep de que a aplicação das provas corria risco, e por isso, a informação teria sido levada ao chefe da Casa Civil.

Ocupações no PR

285 colégios e quatro universidades estão ocupadas por estudantes no Paraná. Curitiba continua sendo a cidade com mais instituições fechadas – são quarenta e duas ao todo. O Colégio Estadual do Paraná, o maior do estado, permanece interditado. A Justiça determinou a reintegração de posse de 13 das 20 escolas ocupadas em São José dos Pinhais, Região Metropolitana da capital, mas até agora os estudantes não deixaram os prédios, segundo informação da Secretaria de Educação. A determinação judicial obriga que eles desocupem os colégios em até 24 horas após a notificação. Seguem interditadas três sedes da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

O campus da Universidade Federal da Fronteira Sul, em Laranjeiras do Sul, região Centro-oeste do Estado, foi fechado na tarde desta quinta-feira (13).


Os jovens são contra a reforma do ensino médio proposta pelo governo federal que prevê, entre outras coisas, mudanças da jornada diária de quatro para sete horas e a flexibilização da escolha das disciplinas. Para debater a medida, a Secretaria de Educação realizou durante toda essa quinta-feira seminários nos núcleos regionais.

A Superintendente da Educação no Paraná, Fabiana Campos, fez um balanço das discussões.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul