domingo, junho 30, 2013

Domingo de muita chuva, acidentes, desmoronamentos ao longo da BR 277


















Um domingo de muita chuva, acidentes, desmoronamentos ao longo da BR 277, esses foram nossos registros durante nossa viagem de Laranjeiras do Sul a Curitiba na tarde deste domingo (30).

Cantuquiriguaçu:Saiu a edição nº 86 do jornal de Notícias & Negócios (distribuição gratuita)












A edição 86 do Jornal de Notícias & Negócios já está sendo distribuída GRATUITAMENTE nos 21 municípíos da Cantuquiriguaçu, para ler o jornal aqui no blog clic nas imagens acima.

Virmond:Acidente mata empresário cantagalense e deixa outros 3 feridos



Um acidente na madrugada deste domingo (30) vitimou fatalmente um empresário cantagalense e deixou outros 3 feridos.

Segundo informações da Ecocataratas o capotamento de uma camionete Hilux no km 429 na BR 277 próximo ao Município de Virmond vitimou fatalmente o empresário  Jânio Alberto bonissoni, e deixou outras 3 pessoas feridas, elas foram encaminhadas a casas hospitalares.

O corpo de Janio foi removido ao IML de Guarapuava.

Fotos RE

Plebiscito proposto por Dilma é para confundir e pode agravar crise

A ideia do plebiscito para reforma política que a presidente Dilma Rousseff vai apresentar em breve é mais que oportunista. Tenta demonstrar, com isso, que está de acordo com as mudanças pedidas nas manifestações, mas, no fundo, quer confundir tudo para livrar seu governo do que é inevitável. Dilma achava que governava o país das maravilhas, o que ela e seus ministros achavam ser o melhor dos mundos – e não é.O caso do Paraná é emblemático. Um estado que tem a agricultura mais forte do país, que gera energia, tem um dos mais promissores parques industriais e, com isso, contribui de forma decisiva com impostos, precisa fazer um esforço absurdo para garantir seu crescimento porque o retorno do governo federal é pequeno e difícil de se conseguir.O que vemos nas ruas, a indignação geral, é o que a administração do Estado vem sentindo na carne nos últimos dez anos. De mãos atadas por um sistema fiscal perverso, sempre clamou ao vento por mudanças. Nas últimas semanas bastou uma fagulha para que tudo se incendiasse. Agora Dilma e sua equipe estão correndo atrás do prejuízo, perdidos, para se salvar. A saída foi embaralhar tudo o que veio à tona com as promessas.Medidas tomadas com o povo clamando nos portões do Planalto são sinais de desespero e podem agravar ainda mais o que está ruim. O país precisa voltar a ter tranquilidade, a economia precisa ter estabilidade.A reforma política é pedida e adiada há anos, mas um plebiscito a essa altura vai apenas resultar em mais gastos e, feitos às vésperas de eleições, podem gerar mais dúvidas e descontrole. O governo federal deve manter a ordem. O verdadeiro plebiscito vai acontecer no ano que vem, nas urnas, depois de passadas as emoções da Copa do Mundo.Deputado Valdir Rossoni, presidente da Assembleia Legislativa do Paraná e do PSDB-PR  

Laranjeiras do Sul:Policia Civil prendeu o traficante conhecido como "Joe" no Presidente Vargas

A Polícia Civil da Laranjeiras do Sul/PR, prendeu na tarde deste sábado (29) no bairro Pres. Vargas, a pessoa de Joelsson Clair Ramos de Lima, 32 anos
Os investigadores começaram a monitorar o mesmo após uma denúncia de que Joelsson vinha de Guarapuava para fornecer drogas para os principais traficantes da cidade. Na tarde deste sábado os policiais localizaram o mesmo em uma residência no Pres. Vargas e com ele foi localizado uma certa quantia de cocaína, a qual segundo denúncias, o mesmo estava vendendo no local. Com ele também foi localizado certa quantia em dinheiro que segundo o Delegado Adjunto Helder Lauria, seria da venda da droga. Foi dado voz de prisão à Joelsson e conduzido à 2ª SDP onde permanece a disposição da justiça.

Via RCA

Laranjeiras do Sul:Confiram as ocorrências policiais atendidas pela Policia militar nas últimas horas

Atendimento de acidente:

A equipe deslocou até a rua Guarapuava no Centro de Laranjeiras do Sul por volta das 10h30min onde visualizou um veiculo fiat uno preto o qual segundo o condutor, trafegava pela rua Ezidio Bozza, sentido centro bairro e ao fazer a conversão a esquerda para a rua Guarapuava foi atingido na lateral esquerda entre as portas dianteira e traseira por uma motocicleta Yamaha YBR preta, o condutor da motocicleta no momento da chegada da equipe estava sendo encaminhado ao hospital São Lucas pelo serviço de ambulância. Os veículos foram liberados no local para responsáveis pois estavam com a documentação em dia. O teste de bafômetro foi feito sendo que o resultado foi negativo quanto a embriagues. Não houve interesse de representação por parte da vitima.

Ameaça:

A equipe deslocou até a rua Eugenio Martins por volta das 19h10min onde segundo solicitante Sr. A.S.M estava trabalhando momento em que a pessoa de nome R. passou a lhe ofender com palavras de baixo calão e em seguida lhe ameaçou dizendo que ia buscar uma arma. A equipe fez patrulhamento sem êxito posteriormente orientação quanto aos procedimentos.

Violência domestica:

A equipe policial deslocou até a rua Dr. Jorge Barreiro, Jd. Santana por volta das 21h15min onde a solicitante relatou que seu marido estava ameaçando ela e seu filho com uma faca, dizendo que iria cortá-los, relatou também que tomou alguns golpes com o cabo da faca na cabeça, a solicitante franqueou a entrada da equipe em sua residência onde foi possível abordar o autor e ambos foram encaminhados a delegacia juntamente com a faca para as providencias cabíveis.

Nos municípios de Cantagalo, Rio Bonito do Iguaçu, Virmond, Nova Laranjeiras, Marquinho e Porto Barreiro não houve ocorrências relevantes.

Sd. QPM 1-0 Vanussa Vidal.
Plantão COPOM 2ºCia/16º BPM/4º CRPM.

sábado, junho 29, 2013

POLICIAIS AMBIENTAIS RESGATAM 17 PÁSSAROS SILVESTRES QUE ESTAVAM EM CATIVEIRO ILEGAL NA CIDADE DE APUCARANA

Nesta sexta feira dia 28 de Junho de 2013, por volta das 10h15, policiais militares da Segunda Companhia de Polícia Militar Ambiental, receberam uma denuncia que em dois estabelecimentos comerciais localizados na cidade de Apucarana, região Norte do Paraná, haviam diversos animais silvestres sendo mantidos em cativeiro de forma irregular.
De posse da informação os Policiais deslocaram até os locais indicados e localizaram presos em gaiolas 17 (dezessete) pássaros silvestres de diversas espécies, entre elas: Tico tico rei, também conhecido na região como sangrinho,  Melro, Coleirinha, Azulão, e Trinca Ferro, todos pássaros conhecido por sua sonoridade, e nativos da região.
Durante a abordagem os Policiais verificaram que nenhum dos criadores tinham autorização para aquela prática e ainda que os pássaros não tinham a documentação necessária, assim os policiais fizeram a apreensão dos pássaros.
Durante a apreensão dos pássaros veio até o local mais uma pessoa da comunidade e realizou a entrega voluntária de outros três pássaros sendo um deles um Tucano de bico verde , e os outros dois da espécie periquito do pantanal também conhecidos como periquito estrela.
Diante dos fatos foi lavrado termo circunstanciado de infração penal, e feita a apreensão dos pássaros, que foram encaminhados para a sede da segunda companhia de Polícia Militar Ambiental e após passarem por avaliação com profissional da área serão destinados para um centro de tratamento de animais silvestres ou para a soltura conforme sua situação de saúde.
É ordem direta do nosso governador senhor Beto Richa e de nosso comandante do BPMA, Senhor Tenente Coronel Chehade Elias Geha que as ações de proteção ambiental sejam intensificadas tentando manter o meio ambiente protegido para as gerações futuras.
Faça você também parte dessa equipe que se preocupa com as futuras gerações, descobrindo qualquer tipo de agressão ao meio ambiente denuncie, em Londrina e região ligue para (43) 3341 7733.
Fonte   Capitão PM Ricardo Fardim Eguedis Comandante da 2ª Cia de Polícia Ambiental

Manoel Ribas:Prefeita cumpre compromissos com o funcionalismo municipal, que sirva de exemplo para outras prefeitas....

A prefeita Bete Camilo (PR), trabalhou para antecipar o pagamento do 13º salário dos servidores municipais. A primeira parcela foi paga nesta ultima sexta-feira (28/06). A prefeita também determinou que a remuneração fosse paga para todos os servidores municipais. “Foi um compromisso que assumi em melhorar a condição de vida dos servidores municipais. A antecipação do pagamento do 13º salário é mais uma demonstração do meu comprometimento com os funcionários do município” afirmou a prefeita. O Secretário de Finanças do município confirmou o pagamento e destacou a relevância da antecipação do benefício para fomentar o comércio e trazer tranquilidade aos funcionários públicos. A antecipação do 13º é fruto do esforço da prefeita Bete Camilo e de sua equipe, que zelam por uma administração pautada na seriedade e no respeito ao servidor público, como observa o secretário de Finanças e Economia, José Guilherme. Com a antecipação da primeira parcela do 13º salário para junho, Manoel Ribas é a primeira Cidade da região Central a anunciar que pagará o benefício antes do prazo limite

Via Assessoria Imprensa

Senador Cristovam Buarque pede que Aluizio assuma a Casa Civil de uma Vez‏

O senador Cristovam Buarque (PDT-MT) pediu a saída imediata de Aloizio Mercadante do cargo de ministro da Educação. Segundo ele, Mercadante tem agido informalmente como articulador político do governo Dilma nas discussões sobre a realização de um plebiscito sobre a reforma política. “Sinceramente, se ele é realmente útil na Casa Civil, junto à presidenta, ela deveria tê-lo por mais tempo. E, para isso, a gente tem que colocar alguém no Ministério da Educação”, disse. “Eu sou da área, eu converso, as pessoas estão se ressentindo da falta de um ministro da Educação no Brasil”, completou. 

Para ele, “não é bom” para a ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil) ter o seu papel exercido por outras pastas. "'ALoizio tem exercido o lugar de Gleisi a muito tempo...... '' ...e “Eu acho que ele é capaz de qualquer ministério. Ele só não é capaz de todos os ministérios”, afirmou Cristovam. “Quem é o ministro da Educação hoje?”, questionou.

Povo pede ajuda a blogueiro em Guarapuava


Os Guarapuavanos,  já estavam revoltados com o contras senso proposto por César Filho ao assumir seu mandato,  tendo  como uma das primeiras atitudes alterar sua remuneração e hoje,  segundo matéria da Globo local, ele,  César Filho,  recebe um dos maiores salários entre prefeitos do Brasil!

César,  também aumentou o salario de secretários e segundo alguns vereadores,  agora será a vez de assessores melhorarem seu ganhos na prefeitura. Isso as custas do cidadão que recebe seus suados “ R$  622,00”!

 Frente a tudo isso e bombardeado pela mídia local, estadual  e nacional, o prefeito  parece que finalmente resolve “investir”!

Porem não na saúde,  educação e nos setores primordiais para o cidadão! 
 Na contramão dos problemas locais, o prefeito envia a Brasília o ex –vereador e atual bem remunerado secretário executivo da Prefeitura de Guarapuava, Nélio Gomes da Costa.

 Costa, teria ido em busca de recursos para a sofrida saúde que não tem sequer remédios? Não!

Nélio teria ido buscar recursos para contratar mais médicos, e assim cumprir a promessa de seu chefe César Filho?Não !

Como Guarapuava não tem deputado Federal cumprindo mandato!  Ele, o secretário,  foi a capital federal para ver  o que será  necessário,  para a implantação da Tevê  da prefeitura ou similar   em  Guarapuava!

As  perguntas que não querem calar :

A população precisa  de uma teve controlada pela prefeitura,  com investimentos do povo?  Ou a população precisa de  mais médicos, mais educação, emprego, especialistas, pediatras , enfim o que foi prometido em Campanha?

Calma prefeito, só estou perguntando. Porém fica difícil o prefeito responder, pois este, viaja para a Alemanha.

DILMA DESPENCA DE 57% PARA 30% EM 3 SEMANAS

Pesquisa Datafolha finalizada ontem mostra que a popularidade da presidente Dilma Rousseff desmoronou em três semanas.
Queda de 27 pontos é a maior de um presidente aferida pelo Datafolha desde Collor em 1990
Percentual dos que consideram gestão boa ou ótima desaba de 57% para 30%
Reprovação sobe de 9% para 25%, segundo o Datafolha; em março, aprovação chegava a 65% do eleitorado
Hoje, 30% dos brasileiros consideram a gestão Dilma boa ou ótima. Na primeira semana de junho, antes da onda de protestos que irradiou pelo país, a aprovação era de 57%. Em março, seu melhor momento, o índice era mais que o dobro do atual, 65%.
A queda de Dilma é a maior redução de aprovação de um presidente entre uma pesquisa e outra desde o plano econômico do então presidente Fernando Collor de Mello, em 1990, quando a poupança dos brasileiros foi confiscada.
Naquela ocasião, entre março, imediatamente antes da posse, e junho, a queda foi de 35 pontos (71% para 36%).
Em relação a pesquisa anterior, o total de brasileiros que julga a gestão Dilma como ruim ou péssima foi de 9% para 25%. Numa escala de 0 a 10, a nota média da presidente caiu de 7,1 para 5,8.
Neste mês, Dilma perdeu sempre mais de 20 pontos em todas regiões do país e em todos os recortes de idade, renda e escolaridade.
O Datafolha perguntou sobre o desempenho de Dilma frente aos protestos. Para 32%, sua postura foi ótima ou boa; 38% julgaram como regular; outros 26% avaliaram como ruim ou péssima.
Após o início das manifestações, Dilma fez um pronunciamento em cadeia de TV e propôs um pacto aos governantes, que inclui um plebiscito para a reforma política. A pesquisa mostra apoio à ideia (confira na pág. A8).
A deterioração das expectativas em relação a economia também ajuda a explicar a queda da aprovação da presidente. A avaliação positiva da gestão econômica caiu de 49% para 27%.
A expectativa de que a inflação vai aumentar continua em alta. Foi de 51% para 54%. Para 44% o desemprego vai crescer, ante 36% na pesquisa anterior. E para 38%, o poder de compra do salário vai cair --antes eram 27%.
Os atuais 30% de aprovação de Dilma coincidem, dentro da margem de erro, com o pior índice do ex-presidente Lula. Em dezembro de 2005, ano do escândalo do mensalão, ele tinha 28%. Com Fernando Henrique Cardoso (PSDB), a pior fase foi em setembro de 1999, com 13%.
Em dois dias, o Datafolha ouviu 4.717 pessoas em 196 municípios. A margem de erro é de 2 pontos para mais ou para menos.

Via Fabio Campana

Laranjeiras do Sul:Funcionários do Auto Posto Rinaldi em clima de festas juninas





Os funcionários do Auto Posto Rinaldi da Rondon trabalharam ontem (28) em clima de festas juninas, trajados a caráter deram o ótimo atendimento de sempre aos clientes!!!


5ª Caminhada Contra as Drogas acontece neste sábado (29) em Cascavel

Neste sábado (29), acontece a 5ª edição da Caminhada Contra as Drogas, evento que pretende mobilizar e conscientizar a sociedade civil para o perigo representado pelo tráfico e pelo consumo de drogas. A concentração acontece às 10 horas, em frente à Catedral de Cascavel, com caminhada pela Avenida Brasil até a Rua Pio XII.  

Nova Laranjeiras:Prefeito Lineu Gomes recebeu a visita do Sub-chefe da Casa Civil do Paraná

Prefeito Lineu Gomes recebeu na manha dessa sexta-feira em seu gabinete o subchefe a Casa Civil do Paraná Guto Silva. Guto disse que a visita foi para poder conversar com o prefeito para discutir ações e programas do governo, para que chegue rápido e com qualidade a população de Nova Laranjeiras. 

Guto afirmou que o governador Beto Richa tem o maior respeito pelo prefeito Lineu pelo jeito simples e humilde em que atende a população e, ressaltou que as portas do Palácio Iguaçu não estão abertas e, sim escancaradas para Nova Laranjeiras. 

Via assessoria de Comunicação PMNL

Confiram as ocorrências policiais atendidas pela Policia Militar nas últimas horas em Laranjeiras do Sul, Nova Laranjeiras, Rio Bonito do Iguaçu e Virmond

Laranjeiras do Sul

Infração de trânsito / Porte ilegal de arma de uso permitido:

As equipes davam cumprimento a ordem de serviço nº097/2013, Operação Centro/Sul Segura, quando deu voz de abordagem ao veículo BMW placas BBC-6272, mas o condutor não obedeceu, feito acompanhamento foi logrado êxito na abordagem, o condutor G. J. H. J. (21), apresentava sinais de embriaguês, não possuía CNH, e no deslocamento dispensou um revólver Smith Weason Cal.32 com quatro cartuchos, o mesmo disse que o revólver não era de sua propriedade, mas em seu celular havia a foto do referido revólver. Recusou-se a realizar exame etilométrico.
O veículo foi recolhido ao pátio da 2ª Cia, dado voz de prisão ao Geraldo, conduzido a 2ª S.D.P, para providências, lavradas notificações.

Infração de Trânsito:

Em patrulhamento pela Rua Brasilia, foi avistado veículo motocicleta Yamaha Factor, placa AVG-5059 em atitude suspeita, sendo que a mesma ao ver a VTR tentou empreender fuga, sendo a mesma abordada algumas quadras após, ou seja, na rua Araras, sendo constatado que o condutor Sr. F. M. não possui a CNH e/ou permissão para conduzir tal veículo. Diante dos fatos foi acionado guincho disponível, lavrado as devidas notificações, veículo recolhido ao pátio da 2ª Cia e condutor orientado.

Destacamento de Virmond:

Fato não constatado

A equipe foi chamada no bairro Nossolar, pois segundo denúncias anônimas, um homem armado com uma foice, estava ameaçando pessoas na rua. No local a equipe efetuou patrulhamento, entretanto não encontrou o suspeito, não sendo constatado o fato.

Ameaça

A equipe deslocou até o bairro Nossolar, pois no local, as pessoas de G. N. P. 25 anos, M. Z. M. 37, vieram a fazer ameaças à família da senhora V. S. B. Sendo que a ameaça foi feita com o uso de um machado e logo após o casal tomou rumo ignorado.Durante o deslocamento a equipe encontrou G. N. P. e M. Z. M. juntamente com o menor J. S. M. de 16 anos, sendo feita abordagem, apreendido o machado com G. N. P. e dado voz de prisão aos três.
A senhora V. S. B. foi orientada quanto aos procedimentos cabíveis, e expressou a vontade de representar contra os autores do fato.Entrado em contato com o conselho tutelar de Virmond, para acompanhar o menor J. S. M. durante procedimento.
Todos foram encaminhados até DP de Cantagalo, para procedimentos cabíveis.

Destacamento de Nova Laranjeiras:

Furto: 

Compareceu no destacamento policial militar a Sra. Nildredes, a qual é diretora da Escola Mun. Osvaldino Alves da Silva, situado no Distrito Guarani, interior do município de Nova Laranjeiras e que por volta das 8h do dia 28/06/13, quando está chegou para trabalhar, observou que 10 lâmpadas que se encontravam na parte externa da escola haviam sido furtadas. A Sra. Nildredes não possui suspeitas de autor ou autores, sendo a mesma orientada sobre os procedimentos cabíveis.

Destacamento de Rio Bonito do Iguaçu:

Lesão corporal/ violência domestica: 

A equipe foi acionada pela Srª Janete, relatando que seu Amasio Sr Adilio Pelisson estava embriagado e teria a agredido com empurrões e que a estava ameaçando de morte, no local foi entrado em contato com a Srª janete a qual disse que desde a data de 22/06/2013, quando seu amasio retornou do Estado de Santa Catarina, sua vida virou um inferno, que vem sofrendo constantes ameaças de morte, diante do interesse da vitima em representar contra o autor, ambos foram encaminhados até a 2ª SDP para as providencias, durante o deslocamento até esta delegacia, o Sr. Adilio continuou a proferir ameaças, dizendo que até poderia ficar preso, mas que ao sair mataria a Srª Janete e seu pai.

Nos municípios de Cantagalo, Marquinho, Porto Barreiro não houve ocorrências relevantes.

Fonte: Sd. QPM 1-0.
Plantão COPOM 2ºCia/16º BPM/4º CRPM.

sexta-feira, junho 28, 2013

E agora ? Eis a questão (por Simone Cunha)

Nesses dias de chuva, infelizmente podemos observar que em todos os municípios da CANTU, houve estragos e prejuízos significativos, tanto para os munícipes bem como aos cofres públicos.
Infelizmente essas catástrofes ambientas acontecem e não podemos prevê-las, mas podemos nos preparar para que elas não sejam devastadoras tirando vidas precocemente.

A questão é:

O que deveríamos fazer ou poderíamos ter feito para evitar esse ou aquele desmoronamento, alagamentos, quedas de pontes/ bueiros e barreias???
Quando isso acontece nos maiores centros ou até mesmo com pessoas que não conhecemos, não sentimos tanto e nem nos preocupamos, mas quando isso acontece com nossos amigos e/ou familiares, o assunto muda de formato.
Infelizmente isso chegou também a nossa região, não dando tempo de prever ou até mesmo de salvar vidas. Muitos ficaram desabrigados e com suas casas e estabelecimentos comerciais condenados, não podendo nem se quer voltar para pegar seus pertencer pessoas.

E agora, o que ira acontecer???
Quais as medidas que serão tomadas??
Quem são os culpados e esses serão punidos??
Infelizmente esses questionamentos de nada adianta, pois vidas foram ceifadas e essas não tem volta.
No Brasil é da “praxe” tampar o buraco depois que alguém caiu dentro, porém esperamos que isso não aconteça mas em nossa cidade, pois é muito triste ver as pessoas passando por determinadas situações que não tem mais volta.
É preciso se trabalhar para que certas coisas não aconteçam mais em nossa pacata cidade, pois sabemos que determinadas situações podem ser evitadas, se trabalhando com políticas publicas voltadas para a população e que não beneficiem alguns e destruam com a vida de outros.
Não cabe a nós e nem queremos achar culpados, queremos apenas evitar novos acontecimentos como esses.
É preciso que as autoridades competentes estejam cientes que é necessário fazer algo urgente, para evitar que nos dias de chuvas a população seja castigada novamente, mesmo sabendo que contra a “fúria da natureza”não podemos fazer muita coisa, mas podemos sim evitar que as pessoas construam suas moradias e estabelecimento em áreas de risco, sendo importante intensificar o controle e a fiscalização nos alvarás de construção, antes que seja tarde de mais.

Simone Cunha

Politicos de São Paulo estão "borrando as calças", tentam neutralizar ações do MP no estado

Mal comemoraram a derrubada da Proposta de Emenda à Constituição 37 (PEC 37) - que pretendia tirar do Ministério Público a autorização para investigar crimes –, os promotores de São Paulo já travam outra guerra, agora contra a Assembleia Legislativa de São Paulo. Um grupo de deputados articula a aprovação de outra PEC, a de número 01/2013, que tenta proibir a promotoria de investigar denúncias de corrupção contra prefeitos, secretários, vereadores e deputados estaduais.
“Até as manifestações começarem, 90% dos deputados aprovavam a PEC 01”, afirmou o autor da proposta, o deputado petebista Campos Machado. Ele reclama até do aliado PSDB, que “em duas semanas” deixou de apoiar o projeto para liderar o movimento que tenta engavetá-lo. “A proposta quer resguardar a honra de políticos contra abuso de promotores sem responsabilidade alguma. Eles denigrem a imagem de prefeitos e deputados e depois não sabem como restituí-la.”
Co-autor de dois processos que tiraram de cada deputado o equivalente a R$ 47 mil por ano, o promotor Saad Mazloum descreve a PEC 01 como uma “retaliação” ao Ministério Público. No dia 22 de junho do ano passado, a Justiça deu parecer favorável a uma ação de Mazloum e do colega Silvio Antonio Marques que cancelava o benefício anual de R$ 20.042,37 do chamado auxílio-paletó, utilizado sob a justificativa de compensar despesas com transporte e comparecimento a sessões ordinárias e extraordinárias.
A dupla de promotores voltou a incomodar oito meses depois, no dia 1° de fevereiro deste ano, quando conseguiu derrubar o pagamento do auxílio-moradia : R$ 2.250 mensais aos 94 deputados da Alesp, incluindo aqueles com residência própria na capital. No dia 13 de maio a decisão foi confirmada.
“O deputado Campos Machado [PTB] apresentou a PEC cinco dias depois, no dia 6 de fevereiro”, diz Mazloum. “Eu encaro como uma retaliação ao Ministério Público, assim como aconteceu com a PEC 37, porque os deputados federais nos ameaçavam com a aprovação da proposta. Eles mudaram de lado por causa das manifestações.”
O deputado chamou a opinião do promotor de “leviana” ao defender a PEC. “Olha o que fizeram contra o Gabriel Chalita?”, acusado de receber R$ 50 milhões de empresários quando era secretário estadual de Educação. “Os promotores os destruíram moral e politicamente.”
De acordo com o deputado, “o Ministério Público é uma instituição que quer se transformar em Poder”. “O que estou estou propondo não tem nada a ver com a PEC 37. Ela não tira poderes, mas o entrega ao mais experiente deles, o procurador-geral de Justiça”, Márcio Fernando Elias Rosa.
Mazloum explica que em cada comarca um promotor fica responsável por investigar danos ao patrimônio público. Em razão de suas proporções, a capital paulista reúne 10 deles. “O promotor é escolhido por meio de um sorteio eletrônico para assumir a investigação de alguma denúncia.” Se a PEC 37 emplacar, essa prerrogativa será exclusiva do procurador-geral de Justiça, que já se manifestou contrário à ideia.
“É humanamente impossível que uma pessoa investigue tanta gente. Só prefeitos são 644”, contabiliza Mazloum. “Os deputados querem inviabilizar as investigações para ficarem impunes. Eles sabem que crime por improbidade prescreve em cinco anos após o mandato, um tempo muito curto.”
Ao contrário dos promotores, que não podem ser destituídos de seus cargos, a Alesp pode derrubar o procurador-geral, homem indicado pelo governador. “Ele pode ser convocado pela Assembleia e sofrer pressão, ao contrário de nós. Só com independência é possível investigar.”
Pressionada pela opinião pública, a bancada tucana tentou derrubar a proposta em votação na noite de quarta-feira (26), mas Machado conseguiu impedir que isso acontecesse. Agora ele tenta garantir que o texto seja avaliado apenas no dia 14 de agosto. “Vou fazer uma campanha de esclarecimento à população. Não há problema se eu perder porque vou cumprir com minha parte sem medo.”


Por olho aberto

Aí não né.. é claro que essa atitude dos deputados Paulistas é para neutralizar ações do MP,  essa sim é vergonhasa PEC.. na minha opinião o MP tem sim que investigar e punir políticos sem dó e sem receio algum.. não só em São Paulo, mas no Brasil todo...

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul