terça-feira, setembro 03, 2013

PELA 6ª VEZ COLÉGIO FLORIANO PEIXOTO ENVIA REPRESENTANTE PARA O PARLAMENTO JOVEM

No Colégio Estadual Floriano Peixoto, em Laranjeiras do Sul, o trabalho desenvolvido com os alunos garantiu pela sexta vez consecutiva a participação no Parlamento Jovem Brasileiro. Este ano, três estudantes da rede estadual de educação do Paraná participarão, de 22 a 27 de setembro, da 10ª edição do Programa. Eles estão entre os cinco selecionados no Paraná. Ao todo, 1.631 projetos de lei foram encaminhados por jovens de todo o país e 78 foram escolhidos. “Nos últimos seis anos, dos 30 jovens paranaenses selecionados para participar do Parlamento Jovem, oito são ou foram alunos do colégio, graças ao trabalho de orientação e motivação que realizamos”, ressaltou o professor Arno Bento Mussoi.
Entre os projetos apresentados, está o da parlamentar jovem Carolina Rodrigues, do Colégio Estadual Albino Feijó Sanches, em Londrina, que propõe responsabilizar donos de imóveis e empreendedores no mercado imobiliário para adequação das calçadas, tornando-as ecologicamente corretas e acessíveis aos cidadãos que as utilizam diariamente.
Já o projeto de Fellipe Gonçalves dos Reis, que cursa o 3º ano técnico em Edificações no Colégio Estadual Polivalente, também em Londrina, determina a obrigatoriedade da redução da quantidade de resíduos de construção dispostas no ambiente por meio de ações integradas entre governo municipal de cidades de médio e grande porte e os geradores de resíduos de construção. Ele explica que cada cidade teria uma central de reciclagem desses resíduos administrada pela Prefeitura, responsável por fiscalizar a aplicação da lei.
A aluna Letícia Cristina Glaba, de 17 anos, da escola de Laranjeiras do Sul, discorreu sobre a importância de estabelecer escolaridade mínima para os candidatos de cargos eletivos. “Em qualquer profissão é exigido determinado nível de escolaridade. Então, por que essa não é uma exigência na política também?”, questiona a parlamenta jovem.
A simulação da rotina dos trabalhos legislativos pretende despertar nos jovens parlamentares a reflexão crítica e representação política por meio da vivência do processo democrático. “Estou me sentindo mais participativo”, avaliou Fellipe, que acredita que projetos como esse trazem mais cidadania aos jovens.
O programa é uma oportunidade para que jovens cidadãos brasileiros possam conhecer e experimentar, durante cinco dias, a jornada de trabalho dos deputados federais. O Parlamento Jovem Brasileiro é realizado anualmente e tem por objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em que os estudantes tomam posse e atuam como Deputados Jovens.
A avaliação dos projetos é feita pelas Secretarias Estaduais de Educação. Os projetos selecionados são escolhidos por uma comissão de assessores legislativos da Câmara dos Deputados, analisados e classificados de acordo com critérios de originalidade, justificativa e clareza. Podem se inscrever estudantes de escolas públicas e particulares que tenham entre 16 e 22 anos de idade.
No ano passado o aluno Matheus Hismayller Damiani, também do Colégio Floriano, foi escolhido para representar o Paraná em Brasília, com o projeto de lei que estabelecia a expressão “Se beber não dirija” nos cardápios, panfletos e propagandas de bares, restaurantes e casas de eventos. 
Fonte: Secretaria de Estado da Educação
Via RCA

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul