quarta-feira, setembro 18, 2013

Alunos da UFFS - Campus Laranjeiras do Sul avaliam o potencial da homeopatia na agricultura

Preparados homeopáticos podem representar uma importante opção no controle alternativo de doenças em plantas, envolvendo diferentes mecanismos. Pensando nisso, os estudantes de Agronomia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul Fábio Junior Telaxka, Jonas Marcelo Jaski, Diana Baldin e Eliziane Scariot, coordenados pelo docente Gilmar Franzener, desenvolveram uma pesquisa sobre a ação da homeopatia no controle de fungos e na ativação de mecanismos de defesa vegetal.
O objetivo central do trabalho foi avaliar o potencial de preparados homeopáticos do óleo essencial de Eucalipto (Corymbia citriodora) na indução de fitoalexinas em mesocótilos de sorgo e na atividade antifúngica sobre os fitopatógenos Botrytis cinerea Phaeoisariopsis griseola. “Desenvolvemos, nos laboratórios da UFFS, preparados homeopáticos a partir do óleo essencial de Eucalipto, que é uma planta com potencial antimicrobiano. Testamos, então, a homeopatia para verificar a existência de efeito antifúngico e efeito indutor das defesas da planta. Isto surge como uma alternativa em relação aos produtos convencionais químicos usados hoje na agricultura”, explica Franzener.
Os resultados da pesquisa foram apresentados em forma de pôster pelo discente Fábio Junior Telaxka durante a II Conferência Internacional sobre Homeopatia na Agricultura, realizada em Maringá (PR), nos dias 7 e 8 de setembro. O evento contou com palestras e apresentações de trabalhos e visou destacar e discutir em profundidade os recentes progressos no campo da homeopatia na agricultura. “Ganhei muita experiência participando da conferência. Como foi um evento internacional, tive a oportunidade de conhecer pesquisas que estão sendo realizadas em outros países e de acompanhar também várias palestras, além de apresentar o trabalho realizado aqui na UFFS”, conta Telaxka.
Conforme o pôster apresentado no seminário, os preparados homeopáticos não mostraram atividade antifúngica, mas foram obtidas dinamizações com efeito indutor de fitoalexinas em sorgo, indicando potencial na ativação de mecanismos de defesa. De acordo com Franzener, a ideia é dar sequência à pesquisa. “Pensamos em avançar os estudos e fazer do tema uma linha de pesquisa na Universidade, pois a homeopatia já é bastante utilizada na saúde humana, mas na agricultura, com foco na sustentabilidade, ainda existem poucos trabalhos”, afirma o professor.
Campus Erechim
O Campus Erechim da UFFS também esteve representado na conferência com a apresentação do trabalho Preparados isoterápicos na repelência de Brevicoryne brassicae L. (Hemiptera: Aphididae) em couve pela professora Tarita Cira Deboni e pelos estudantes de Agronomia Camila Rosana Wuaden e Renan Stazsak Strieski. "O evento trouxe contribuições significativas para a homeopatia vegetal, contando com a presença de palestrantes renomados na área, que desenvolvem pesquisas tanto no país como do exterior", destaca Tarita.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul