terça-feira, junho 11, 2013

Sengés:Cinco vereadores em exercício e quatro suplentes da Câmara Municipal tiveram diplomas cassados

Cinco vereadores em exercício e quatro suplentes da Câmara Municipal de Sengés, no Norte Pioneiro, tiveram seus diplomas cassados pela Justiça Eleitoral do município pela prática de caixa dois. Os políticos foram destituídos dos cargos e tiveram decretada a inelegibilidade por oito anos. A decisão é de primeira instância e ainda cabe recurso.
O município de Sengés fica a 270 quilômetros de Curitiba, na divisa entre o estado do Paraná e de São Paulo. A cidade tem pouco mais de 18 mil habitantes e possui 11 vereadores em exercício. A decisão, que cassa diretamente cinco deles, afeta quase a metade dos parlamentares municipais.
A decisão de cancelar os diplomas ocorreu devido a sentenças de nove representações eleitorais do Ministério Público Eleitoral, apresentadas em dezembro de 2012. Os documentos indicam que houve arrecadação e gasto ilícitos na campanha. Os vereadores, segundo decidiu a juíza eleitoral de Sengés, Erika Watanabe, aponta que foram movimentados recursos ilícitos, durante a campanha, por meio de uma madeireira da cidade.
Durante as investigações, segundo informações divulgadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), foi apreendido um caderno com anotações de valores recebidos pelos então candidatos durante o processo eleitoral. O Ministério Público Eleitoral, na época, informou ter recebido diversas denúncias de circulação de candidatos na serraria, que não era o comitê oficial da campanha.
A juíza Erika ressaltou na decisão que não foram cumpridas normas eleitorais pelos vereadores. Recibos de doações não foram entregues para justificar os valores constantes nesse caderno. Além disso, não ficou comprovada a legalidade dos gastos realizados pelos então candidatos

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul