quinta-feira, junho 20, 2013

Laranjeiras do Sul:Secretária de Saúde fecha posto de saúde para fazer reunião e brincadeira com cabo de vassoura


Posto de Saúde da Barão, popularmente conhecido como "Postão"...fechado para reunião....
Se alguém pensa que é brincadeira, pode "tirar o cavalinho da chuva" ... pois aconteceu na pequena e pacata Laranjeiras do Sul na região centro-oeste do Paraná, a Secretária de Saúde Giorgia Luchese determinou o fechamento do "posto de saúde" no período da tarde da última terça-feira, isso mesmo, o POSTÃO ficou sem atendimento... O MOTIVO... mais uma REUNIÃO.. (funcionários já estão de saco cheio de tanta reunião), mas não era só uma reunião. cerca de 30  funcionários "participaram" de uma "dinâmica" ..... na verdade uma brincadeira feita com cabos de vassouras (da onde tantos cabos?) onde fizeram um círculo no pátio atrás do Postão e cada uma tinha um cabo de vassoura, daí soltavam o cabo e o companheiro ao lado tinha que pegar sem deixar cair no chão, foram várias tentativas, até que após uma hora de "dinâmica" a secretária ficou satisfeita por terem conseguido darem uma volta toda sem deixar cair nenhum cabo.. ora bolas.... tudo bem que é bom descontrair mas vamos as contestações:

- Fechar o maior posto de saúde de Laranjeiras do Sul no período da tarde

- Deixar de atender o povo para fazer reunião?

- Fechar o Posto de saúde para fazer brincadeira com cabos de vassouras?  

- Que gestora de saúde é essa? 

- Excesso de reuniões?

- Da onde tanto cabo de vassoura?

- Laranjeiras pode mais? Mais o que? 

Bom, conhecemos a grande maioria dos funcionários do Postão, sabemos da dedicação, experiência e do trabalho deles, acreditamos que o que falta mesmo lá é uma (um) GESTOR de verdade, um pessoal que saiba administrar, em nossa opinião a atual Secretária no momento não preenche os requisitos para ser a Gestora daquela Secretaria, escutamos reclamações da saúde nos 4 cantos da cidade e vemos que até o momento ela não conseguiu administrar a Secretaria de Saúde..é uma pena, pois a população de Laranjeiras do Sul esperava muito mais do atual governo, muito mais mesmo....

Não aguentou?

A atual secretária a poucos dias atrás pediu seu afastamento da Presidência do Conselho dos Secretários da ASSISCOP, em um período complicado que a Associação passa, será que abandonolu o "barco" com receio de enfrentar os problemas na Assiscop?

Psicóloga fala sobre a técnica usada pela Secretária de Saúde
Fomos atrás de informações profissionais sobre a " dinâmica" usada pela Secretaria, pedimos um relato sobre a situação para a Psicóloga Marian Martins, parceira do blog olho aberto Paraná, confiram abaixo:

As Dinâmicas de Grupo são utilizadas para integrar e reunir pessoas em prol de uma atividade com o objetivo de passar um ensinamento, confraternizar, preparar seus integrantes para os desafios constantes da profissão. Normalmente, as dinâmicas são classificadas e divididas em categorias e trazem o que há de melhor em treinamentos para grupos e equipes de trabalho.

É fundamental que o objetivo seja comum para todos, sejam empresários, líderes de grupos e equipes, professores, profissionais liberais e grandes organizações. É preciso buscar o que há de melhor nas técnicas de dinâmicas para que se possa aplicar e colher resultados, afinal, uma equipe devidamente treinada e motivada tem maior eficiência e atinge melhor suas metas e objetivos.

Foi nos anos 1940, na sede do M.I.T. (Instituto de Tecnologia de Massachussets), através das pesquisas realizadas pelo psicólogo alemão Kurt Lewin, que estudava a natureza e a evolução dos grupos e as influencias das pessoas sobre o grupo em que estavam inseridas e vice-versa, que surgiram os primeiros estudos relacionados às dinâmicas de grupo.

Entre as dinâmicas para adultos, podemos ressaltar a dinâmica do cabo de vassoura. Para isso, você vai precisar de no mínimo dez cabos de vassoura, sendo que, as pessoas deverão formar um circulo deixando um espaço de um braço entre cada participante.

Cada adulto deverá apoiar o cabo de vassoura no chão e, com o dedo indicador, segurar levemente para que o cabo não caia. Ao sinal do organizador da brincadeira, cada um deverá dar um passo à direita, soltando seu cabo de vassoura e pegando o cabo de vassoura da pessoa que estava ao seu lado, sem é claro, deixar que ele caia no chão. Visa demonstrar o quanto precisamos uns dos outros para que as coisas funcionem corretamente.

Marian Martins
Psicóloga

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul