terça-feira, junho 18, 2013

Laranjeiras do Sul:Delegado de Policia dá sua opinião sobre os manifestos e sobre a PEC 37

Foto:Dr. Helder Lauria Delegado de Policia Civil do Paraná em uma das várias incinerações de drogas feitas pela 2ª SDP

Protestos por todo o nosso país, isso é excelente para o crescimento democracia em nosso país, que na verdade começou após 1988 após um longo período de ditadura, e para mostrar que a população consegue se organizar e demonstrar sua indignação contra pessoas que fazem da política um verdadeiro circo. No meio de tudo isso vejo protestos contra a PEC 37, que se chama de PEC da Cidadania e o Ministério Público conseguiu colocar na cabeça da população que seria a PEC da Impunidade, pois com a sua aprovação os políticos não seriam mais investigados. Isso é papo furado, pois falam isso mas mandam procedimentos para o Delegado instaurar inquérito policial contra prefeito, assim, colhemos provas e mandamos para denunciarem, a mesma coisa que vai acontecer se a PEC for aprovada. 

Na verdade uma parcela mínima da população sabe do que se trata e mesmo assim protesta. 
Investigação pelo MP, mas gostaria de saber quem são os agentes do MP que vão pra rua sujar sapato em favela, bairro de baixa renda, pra investigar crime? Nenhum. E quando precisam de informações sobre a rua pra quem pedem, pra PM, a mesma que está sendo execrada pela violência nos manifestos, sem falar que investigar não é função da PM e isso configura desvio de função. Esse debate não é coisa simples e fica fácil jogar o povo contra argumentando impunidade de político, mas na hora que o cidadão for processado por algo e precisar se defender vai ser muito difícil, pois quem colheu a prova é a mesma pessoa que vai acusar e está ao lado do juiz, interferindo diretamente no seu convencimento. 

Além do mais, a CF fala que tem como funções institucionais requisitar diligências e instauração de inquérito policial, portanto, a função é REQUISITAR. 
Muito saudável seria se trabalhassem em conjunto com a Polícia Civil para buscar um mesmo objetivo e totalmente dentro da legalidade. O poder de investigar é enorme e tê-lo na mão juntamente com o poder de acusar torna o órgãos que os possui muito poderoso e se não houver controle externo, o que não há, esse poder pode ser extrapolado e desvirtuado. 
Então, deixa a investigação pra quem tem essa atribuição e o devido preparo, pois investigar não é somente tomar depoimentos e juntar documentos, mas sim um trabalho árduo e, principalmente, exercido na rua. 

Trabalhar junto, cada um em sua atribuição, sem vaidades, seria o correto e assim a Justiça seria melhor amparada e a população teria melhores resultados.

É só uma opinião.

Fonte:Publicado originalmente no Facebook do Delegado Helder Lauria 

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul