domingo, junho 23, 2013

Íntegra da coletiva do governador Beto Richa neste sábado, 22, no Palácio Iguaçu










Nas fotos acima vemos a destruição feita por parte de alguns manifestantes em Curitiba, abaixo o Governador Beto Richa fala sobre a situação.


Governador, a sua avaliação da manifestação de ontem?
Beto Richa - Eu, desde o início, me pronunciei favorável às manifestações pacíficas, ordeiras, elas fazem parte da nossa democracia. O que nós não podemos aceitar são os atos de violência, de vandalismo. Lamento que maioria, que tem esse foco de mudar o Brasil com o diálogo, de forma ordeira, pacífica e democrática, tem sido usada por uma minoria que tem outros objetivos: são vândalos e na Cândido de Abreu, nós vimos cenas chocantes, cenas de selvageria. E eu quero dizer que no Paraná, não vamos permitir que criminosos, bandidos, infiltrados em ler qualquer movimento, possam promover a bandalheira, que possam fazer o que assistimos ontem: o quebra-quebra, a depredação do patrimônio público, de patrimônio privado, inclusive, nas manifestações, cinco bombas caseiras, coquetéis molotov e certamente ninguém sai de casa com cinco bombas para fazer um protesto. 
Nós vamos coibir de forma intensa, com muita firmeza com foi demonstrada pelas nossas forças policiais, a Polícia Militar, Polícia Civil, para manter a ordem, a segurança dos paranaenses e também a preservação do patrimônio público e privado. 
E vale uma palavra de homenagem e cumprimento aos nossos policiais, que agiram com extrema competência, de forma equilibrada, preparados. Não houve nenhum excesso, nenhum abuso de qualquer um dos policiais. E aqui os nossos comandantes gerais da PM e o delegado geral da Polícia Civil estão de parabéns pela coordenação desta operação policial para coibir todos esses excessos que nós vimos nas imagens que vão para todo o mundo e que envergonham o país. 
Governador, que medidas principais vocês devem tomar a partir do momento que vierem a ter mais protestos pela frente?
Beto Richa - A polícia está em alerta. Quero tranquilizar os paranaenses que estamos prontos para coibir qualquer manifestação com violência, com baderna e vandalismo. Isso não será permitido neste estado. Temos 28 detentos com o vandalismo de ontem e eu pedi ao secretário de Segurança a celeridade nas investigações e os procedimentos, todos legais, para que o estado processe esses que tem responsabilidade nessa depredação e saques que houve em lojas, farmácias e restaurantes no Centro Cívico.  
Existe uma determinação caso haja novas manifestações que venham para o Centro Cívico?
Beto Richa - Como houve até agora. Em todas as manifestações, a polícia agiu de forma exemplar, com muita precisão, sem qualquer excesso, ao contrário, demonstrou muito equilíbrio, treinamento, para enfrentar esses vândalos que vieram furiosos, são na verdade criminosos, e a polícia vai agir certamente para manter a ordem no Paraná. 
Governador, o senhor falou das bombas e há um vidro quebrado que segundo a perícia foi quebrado por um disparo de arma de fogo, o senhor fica mais preocupado ainda porque o disparo foi em direção onde está instalado o seu escritório, onde o senhor fica no Palácio Iguaçu?
Beto Richa - Não só no Palácio, mas em qualquer outro estabelecimento que houvesse disparo de arma de fogo de fato é uma preocupação a mais em ver o grau de violência destes baderneiros, desses criminosos que podemos tratá-los assim com atos de selvageria. Então quero dizer mais uma vez que as forças policiais do Paraná estão em alerta e nós vamos manter a ordem no Estado do Paraná, não abrindo mão da nossa obrigação de manter a ordem do estado. 
Governador, um dos prédios que foi alvo de depredação foi o da Prefeitura de Curitiba, com muitos vidros quebrados. Será que em possíveis ou prováveis próximas manifestações futuras haverá um esquema para segurança do prédio da prefeitura?
Certamente. As nossas polícias estavam aqui cuidando onde houve vandalismo, excessos, a polícia prontamente agiu. Foi uma operação exemplar, volto a insistir, foram coibindo e dispersando os manifestantes com o uso comedido da força pelos policiais e quero dizer que estamos alerta e não vamos permitir excessos.  
Policiais inclusive a paisana?
Beto Richa - Sim, policiais a paisana deste as primeiras manifestações estiveram acompanhando para que a ordem fosse mantida. 
Inclusive policiais foram feridos?
Beto Richa - Foram feridos. Um policial recebeu esse coquete l molotov que incendiou sua jaqueta, mas graças a Deus não houve queimadura. Tem um outro policial também que recebeu um ferimento na cabeça, mas está fora de risco, então, ficamos felizes pela boa operação da policia sem maiores ferimentos tanto na policia quanto nos manifestantes.  
Governador, como o senhor avalia o pronunciamento da presidente Dilma?
Beto Richa - Eu não assisti o pronunciamento dela, acabei de chegar e Foz do Iguaçu, estou lá participando de um grande evento, o Fórum Mundial do Meio Ambiente, com personalidades do Brasil e do exterior, um tema muito importante para o mundo, e saindo daqui volto para Foz do Iguaçu para participar do evento que vai ter uma palestra logo mais da Marina Silva e eu faço o encerramento inclusive sendo um dos subscritores da Carta de Foz do Iguaçu em relação às sugestões e propostas para o meio ambiente.  
Eu não assisti, mas já soube pelo que eu tenho visto nas redes sociais e na imprensa, que deixou muito a desejar o seu pronunciamento. Inclusive dizendo que não é problema da União os investimentos nos estádios, é problema dos estados brasileiros. Ora, o investimento é público. Mas tudo bem, deixou a desejar, mas no Paraná nós vamos fazer a nossa parte.  
Ela disse também que deve programa um encontro com governadores e prefeitos das maiores cidades do país. O senhor irá ao encontro?
Beto Richa - Já estou tentando um encontro com ela há um bom tempo. Eu vou sim. 
Governador, o senhor comentou que o governo vai manter a ordem no Paraná. Quais as estratégias serão tomadas se houverem outras manifestações?
Beto Richa - Olha, nós não vamos abrir mão da nossa obrigação de manter a ordem neste estado. E todas as manifestações que houve aqui com abusos e excessos foram combatidos com as forças policiais. As policias do Paraná demonstraram preparo, competência, demonstraram que estão muito bem treinados, cumprimento todos os policias, em especial os oficiais e os delegados da Polícia Civil também que coordenaram esta operações, todas com muito êxito.  
O senhor estava em Foz, deve voltar, veio só por causa da repercussão das manifestações?
Beto Richa - Só por causa das manifestações.  Um evento de dois dias, importante para o Paraná, importante para Foz do Iguaçu e que nós conquistamos este evento que acontecia há três anos consecutivos na cidade de Manaus, e para Foz e para o estado falar de meio ambiente tem tudo a ver conosco, com a nossa cultura, e é importante hoje o Paraná ser sede mundial de um evento que trata de questões relacionadas à preservação do meio ambiente. Então, estou voltando logo em seguida.  

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul