quarta-feira, junho 05, 2013

Deputados aprovam Paranavaí como sede da reitoria da Unespar

 A Assembleia Legislativa aprovou na terça-feira (4), por 46 votos favoráveis, o projeto de lei 144/2013 que define normas para a instalação da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e também a cidade sede da reitoria, que será Paranavaí, no Noroeste do estado. Foi o fim de um impasse que se arrastava há mais de 10 anos.
A Unespar foi criada em 2001, mas somente a partir de 2011, quando o governador Beto Richa assumiu o governo estadual, é que medidas passaram a ser tomadas para a implantação.
O presidente da Assembleia, deputado Valdir Rossoni (PSDB), disse que houve um empenho entre os poderes Executivo e Legislativo para que tirar a proposta do papel.
De acordo com o deputado, a estagnação do projeto fez também parar no tempo instituições como a Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (Fafiuv). Rossoni lembrou que nesse período outras duas faculdades da cidade criaram novos cursos e se desenvolveram. “A Fafiuv está abandonada devido ao impasse da criação ou não da Unespar. Enquanto isso a Uniuv e a Uniguaçu, em União da Vitória, crescerem. Com o imbróglio, toda a comunidade acadêmica saía perdendo”, relatou.

 Autonomia Universitária
O deputado Rossoni afirmou que com a aprovação do projeto, o governo do Estado pretende dar mais poderes à instituição. “O governo quer dar vida à Unespar e jamais tirar a autonomia universitária. A partir dessa lei aprovada, a Unespar terá todas as condições para o bom funcionamento.”
Opinião semelhante tem a presidente da União Paranaense dos Estudantes (UPE), Elys Maryna Zioli, que na tribuna da Assembleia defendeu a unidade da instituição e melhor qualidade de ensino.
“Depois de credenciada a universidade, todos nós passaremos a lutar pela mesma causa, pelo respeito da autonomia universitária, que inclui também a qualidade do ensino, gestão democrática, gratuidade do ensino público, pesquisa e extensão.”

Foto: Nani Gois/Alep 
Via Sonia Maschke / 
J
aime Santorsula Martins
 
 
Assessoria de Comunicação da Presidencia
 
 
Assembleia Legislativa do Paraná

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul